Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

ECOTURISMO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

O município Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, aderiu à Agenda 2030 da ONU, comprometendo-se a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais incluiu, direcionando os objetivos para o ciclo que está iniciando, o ecoturismo, levado em consideração as suas belezas naturais, entre as quais rios, riachos, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas.
Já com uma economia bastante forte, acabou de proporcionar a expansão das fronteiras do seu comércio exterior, com a adesão que consumou oficialmente à Agenda 2010 da ONU. Essa agenda substancia um conjunto de ações que se encontram centradas no desenvolvimento sustentável, com a erradicação da pobreza e a promoção da vida digna da sua população.  A cerimônia ocorreu no município com a presença de diversas autoridades.
Para que se tenha uma ideia, o Município de Luís Eduardo Magalhães é considerado como a capital do “Matopiba”, que é a confluência da fronteira agrícola que reúne as áreas de Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que se encontra a exatamente 956 km de Salvador.
São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a saber: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, indústria de inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, e parcerias e meios de implementação.
O Município de Luís Eduardo Magalhães é titular de indicadores invejáveis, através de um índice de Desenvolvimento Econômico IDH-ONU, consagrado com a marca de 0.716 (médias: Bahia 0.660 / São Paulo 0.783) como também o Produto Interno Bruto (PIB) per capta de R$55.074,20 que, segundo os dados de 2017 do IBGE, ocupa a 6ª posição entre as maiores do Estado. Comparando-se com a média nacional, verifica-se serem índices bastante elevados.
O município tem a sua economia fortalecida graças a uma das maiores produções de grãos (soja e milho) e de algodão do país. É ali que se realiza, todos os anos, a casa da Bahia Farm Show, considerada como a maior feira de todo o Norte e Nordeste que se dedica ao agronegócio.
De acordo com o que considera o seu Prefeito, Oziel Oliveira, essa adesão ao programa da ONU constitui a validação internacional de um conjunto de práticas que o município já vem adotando durante todos estes anos, como início de novos objetivos nessa direção.
Com essa importante iniciativa, Luís Eduardo Magalhães está ampliando consideravelmente a visibilidade do seu direcionamento, diante dos negócios que se lhe abrem para as maiores empresas mundiais.  Nesse encaminhamento, o Prefeito, inclusive, baixou Decreto constituindo um conselho que é integrado por 28 destacadas figuras da cidade, em que se destacam agentes públicos, empresários, bem assim integrantes da sociedade civil, os quais serão os responsáveis por ações que irão debater, como também difundir, as ações que auxiliarão no cumprimento das metas perseguidas.
Da mesma sorte como, ao mesmo tempo, constituiu o Conselho Juvenil, instrumento que é integrado por 32 jovens que se encontram cursando do 6° ao 9° ano da Escola Municipal José Cardoso de Lima. Essa iniciativa assenta-se na ideia de que, uma ação que está direcionada no sentido de projetar a vida futura, deve estar integrada também com a ação de pessoas que deverão constituir o futuro da gestão municipal.
Por sua vez, o município já havia instituído em 2017 a Rede do Bem que nada é do que um conjunto de ações que estão enquadradas nos cerca de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para alcançar essas metas o que se objetiva é que atinjam atividades voltadas para gestante, crianças, famílias, jovens e adultos, ao lado dos idosos. Nessa direção o município busca fortalecer a autoestima bem assim o desenvolvimento pessoal e profissional da sua população.
Indiscutivelmente, o modelo que sustenta Luís Eduardo Magalhães não se restringe simplesmente aos limites do seu Estado, a Bahia, mas certamente a todo o Brasil. Até porque labora inclusive num outro importante segmento que é a qualificação profissional da mão de obra local. Para alcançar esse objetivo, a Prefeitura adotou a forma de estabelecer parcerias com outras instituições de nível técnico e superior, tendo como ponto de partida a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.
Esse importante acontecimento para todo o Estado da Bahia faz acrescentar ao seu já consabido potencial turístico, em que destaca uma série de destinos já consagrados no seu interior, mais esse subsídio do ecoturismo em Luís Eduardo Magalhães.
 Sobretudo e principalmente por se tratar de uma região sobremaneira estratégica, que se situa ao largo da fronteira com diversos outros Estados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário