Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CALEIDOSCÓPIO

O CARNAVAL E A CHUVARADA - Entramos na semana do quase Carnaval. A bem dizer, em alguns estados do Brasil, já partir da próxima quinta-feira, 20, o clima já está favorável a momo. Pelo planejado há meses atrás, os dois maiores estados do sudeste, Rio e São Paulo, estão bem preparados para oferecer aos seus habitantes e aos milhares de turistas que lá estarão uma temporada retumbante, prevendo lotação completa nas suas redes hoteleiras. Aqui pelo Nordeste, Salvador e Recife sinalizam que realizarão este ano o maior e melhor carnaval de todos os tempos. Fortaleza não fica atrás, com a festa momina se alastrando por quase todos os bairros, tendo programação atraente e cuidadosa nos locais tradicionais, como é o caso da Avenida Domingos Olímpio, local dos desfiles das tradicionais agremiações símbolos do nosso Carnaval. Uma interrogação, porém, domina o ar. E se chover forte durante os dias de folia? Os lamentáveis fatos que vêm ocorrendo certamente não dão maior ânimo  a momentos de alegria esfuziante, como deveriam ser. Os moradores dos locais mais atingidos pelas enchentes continuam traumatizados, abalando-lhes ânimo para o grande folguedo, Terão eles força de superação suficiente para que concretize o que já estava estabelecido, o que já estava traçado, planejado com minudências? Minas Gerais e Espírito Santo, diante dos verdadeiros dilúvios em muitas de suas cidades, inclusive em Belo Horizonte e Vitória, terão uma quadra carnavalesca como esperavam? As águas abundantes causaram seríssimos e trágicos transtornos, implicando em enchentes severas, avalanches, desabamentos de casas, mortes, muitas mortes. É muito para superar. É compreensível, pois, não ter este instante de festa e sim de tentar caminhos para amenizar a grave situação por que estão vivendo. Já em São Paulo e Rio de Janeiro, onde também as trombas d'água foram muitas, não na dimensão de Minas e Espírito Santo, as respectivas autoridades dirigentes mantêm suas prévias providências a fim de que sua população e visitantes tenham um grande Carnaval. Acreditamos que os dois maiores centros políticos e econômicas alcançarão o êxito pretendido.  Bem entendido, se o Homem lá de cima conceder uma benfazeja trégua de temporais implacáveis. Quanto a nós, nordestinos, que vivemos de bons invernos, continuamos rezando para que continuem generosas as chuvas por estas bandas, na medida certa para que comecemos a nos recuperar da longa estiagem que nos castigou por cerca de oito anos.  
CAÍU MAS NÃO SE CURVOU -   É digna de registro a primeira participação do Fortaleza Sporting Clube numa competição internacional de futebol. Jogando na passada quinta-feira, à noite, em Buenos Aires, o campeão cearense de 2019 foi derrotado pelo placar de 1 x 0, escore que reflete o bom desempenho do Tricolor do Pici. O placar diz da dureza do jogo, travado no estádio argentino Libertadores da América, em Avellaneda. Foi derrotado o nosso representante, mas poderia ter saído de campo como vencedor, tal a sua boa atuação. Foi valente o time brasileiro, não se intimidando diante de tão forte adversário, o maior campeão da Copa. Por um triz o Independiete não foi derrotado, mas que saiu de campo frustrado, isso saiu. Na quinta-feira da última semana do mês, haverá a segunda partida entre os dois, para apontar qual seguirá em frente no certame. A peleja será na nossa capital, no Estádio do Castelão. Aí tudo pode acontecer. O representante argentino tem a vantagem do empate. Não se engane porém o adversário, pois o Fortaleza tem credencias e pode muito bem repetir a garra e valentia do último jogo e vencer por dois gols de diferença. Aí será a consagração. 
ROTINA FACILITADA - Dando continuidade ao projeto de simplificação das obrigações tributárias, a Secretaria da Fazenda do Ceará implementa medida que facilita a rotina dos artesãos. A partir deste mês, os profissionais que trabalham com artesanato poderão emitir Nota Fiscal Avulsa (NFA) em processo totalmente digital e sem custos.
Com a nova determinação, os empreendedores não precisarão mais se deslocar até uma unidade da Sefaz para homologar as notas. Todo o processo pode ser realizado por meio do site da Sefaz, no caminho Menu Serviços > Nota Fiscal Avulsa. O sistema disponibiliza uma cartilha com as principais informações sobre o documento fiscal.
No Ceará, existem mais de 34 mil artesãos oficialmente cadastrados na Central de Artesanato do Ceará.
PEQUENOS NEGÓCIOS OTIMISTAS - O ano de 2020 começa com boas perspectivas para os donos de pequenos negócios. É o que aponta a Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae, que registrou expectativa recorde na geração de novos empregos, além de revelar também que os empresários de micro e pequenas empresas estão otimistas com o futuro da economia e acreditam no aumento do faturamento dos seus empreendimentos.
O levantamento, que é feito trimestralmente desde junho 2017, apontou em dezembro o melhor resultado da série histórica para a expectativa de contratações (41% dos entrevistados pretendem contratar até dezembro) e o segundo melhor indicador quanto às expectativas do futuro da economia (72% acreditam que a economia vai melhorar).
Quase a metade dos empresários ouvidos na pesquisa pretendem contratar ou substituir funcionários (48%). Nesse universo de donos de pequenos negócios, 55% relataram ter dificuldades em contratar mão-de-obra especializada. De zero a 10, a nota média para esse desafio é 6,4. E quase 20% dos entrevistados atribuíram notas altas para a dificuldade de contratação (notas 9 e 10).
RESGATE DE MÁSCARAS - Com o objetivo de resgatar o uso de máscaras e adereços tradicionais do carnaval maranhense, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho realiza, na próxima 5ª feira, uma oficina gratuita para confecção de máscaras carnavalescas. Durante o curso, os participantes aprendem técnicas para produzir suas máscaras para uso próprio ou para a comercialização.
A diretora do Centro de Cultura, Ana Cláudia Damasceno, explica que a oficina aborda técnicas para elaboração de máscaras forradas e decoradas, noções de modelagem, utilização de materiais na produção e métodos de colagem, como papel machê, gesso e outros. A ideia, segundo ela, é resgatar as tradicionais máscaras usadas no carnaval maranhense e, ao mesmo tempo, dar ao aluno condições para criar o adereço conforme a sua imaginação.
A oficina será ministrada pelo professor Pelé Fontenelle, no horário das 13h às 18h, no Centro de Cultura, na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário