Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

EM SETEMBRO O FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA

A 23ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema está com as inscrições prorrogadas  de curtas e longas-metragens até 20 de junho. Este ano, o evento mudou de data devido à realização da Copa das Confederações e será realizado de 7 a 14 de setembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O regulamento completo, organizado pela Associação Cultural Cine Ceará, está disponível no site da mostra.
O FESTIVAL – O 23º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e do Ministério da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A Oi patrocina o Cine Ceará, que ainda conta com o apoio cultural do Oi Futuro.
Concorrem ao Troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias "longa-metragem" (dividida em: filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e "curta-metragem" (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica).
Os curtas, com até 20 minutos de duração, deverão ter sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos. Deverão, ainda, ter sido concluídos a partir de janeiro de 2012, sem ter participado de processos seletivos nas edições anteriores do Cine Ceará. Já os longas precisam ter duração mínima de 70 minutos, finalizados a partir de 2011 por produtores e/ou diretores de países da América Latina e do Caribe, bem como de Portugal e da Espanha, em formatos profissionais.
Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de US$ 10 mil. Haverá ainda a entrega do Troféu Mucuripe de melhor curta da mostra Olhar do Ceará, para o qual haverá um júri de estudantes universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário