Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de março de 2017

JOINVILLE,166 ANOS DESTAQUE: TURISMO E PRESERVAÇÃO DA CULTURA

Localizada na região Norte de Santa Catarina, Joinville conta com cerca de 600 mil habitantes. Maior cidade do Estado, Joinville completou no dia 9 de março 166 anos de fundação. A data foi comemorada com uma série de atividades cívicas, artísticas e culturais. No dia 5 de março, homenagem aos pioneiros que jazem no Cemitério do Imigrante, parque centenário tombado pelo IPHAN. Para encerrar as festividades houve um grande desfile de corporações militares, entidades e escolas, na avenida principal.
O INÍCIO - A história começou com o casamento da princesa Francisca Carolina, irmã do imperador D. Pedro II, com o Príncipe de Joinville. Como dote, o Príncipe francês recebeu a terra em que foi assentada a cidade, em 1843, mas o casal não chegou a tomar posse. Porém, parte delas foi negociada com a Sociedade Colonizadora Hamburguesa (Alemanha) que, a partir de março de 1851 trouxe os primeiros imigrantes alemães e suíços, seguidos de um grupo de noruegueses. Nasceu assim a Colônia Dona Francisca, que passou a chamar-se Joinville em homenagem ao Príncipe de Joinville. 
Festival de Dança de Joinville
DESTAQUES - No turismo e preservação da cultura, Joinville se sobressai em âmbito internacional por diversos aspectos. Sede da única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia e do maior Festival de Dança das Américas, com menção no Guinness Book. Reúne mais de 5 mil bailarinos, e, em julho próximo realiza sua 35ª edição. A Festa das Flores, em especial das orquídeas, promoverá em novembro a 79ª edição.  
Joinville realiza, ainda, anualmente, mais de quinze festas típicas, ligadas principalmente às culturas das regiões rurais. Festa do Colono, do Tiro ao Alvo, do Arroz, do Palmito Cultivado, do Aipim entre outras. 
NÃO DEIXAR DE CONHECER - Como atrativos, destacam-se o Museu Nacional de Imigração e Colonização e sua Alameda Brüstlein (Rua das Palmeiras), Museu do Sambaqui, Museu da Bicicleta, entre outros; a Estação Ferroviária, construção em estilo germânico de 1910, hoje sede de eventos culturais; o Mirante, com vista panorâmica de 360º da cidade e da região; Parques Zoobotânico, Ecológico Morro do Finder e Expoville – parque de lazer com Centro de Feiras e Eventos, além de inúmeras outras atrações. 
O turismo rural oferece excelente infraestrutura de lazer, opções de aventura e gastronomia colonial. Há também o passeio com o Barco Príncipe de Joinville, pela Baía Babitonga até a cidade histórica de São Francisco do Sul. 
Grandes shoppings, rede hoteleira de qualidade, restaurantes diversos (destaque para a Via Gastronômica), serviços de tecnologia avançada, completam a qualidade de vida para moradores e visitantes. 
COMO CHEGAR -  Rodovia BR-101 (fica a 180 km ao norte de Florianópolis. Aérea, Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.  Saiba mais em: (Jornalista Nelci Seibel, da Abrajet/PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário