Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

34º CONGRESSO NACIONAL DA ABRAJET EM ARACAJU

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Eis-nos de retorno ao batente, depois de 30 dias de férias trabalhistas, o que, mesmo não viajando a outros Estados do Brasil, foi possível curtir alguns atrativos turísticos da bela Fortaleza, porém precisando melhorar sua infraestrutura de suporte às atividades desse segmento econômico, gerador de empregos, distribuição de renda, divulgador do potencial turístico de cada município, Estado, sem falar de suas respectivas culturas.
Neste artigo, comentaremos a respeito do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet – a realizar-se, de 15 a 19 de agosto de 2018, na cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe. O foco maior do Congresso será a Sustentabilidade de cada região.
Por motivos de ordem particular, não estaremos presente, como presidente da Abrajet-Ceará, ao supracitado evento. Infelizmente, o congresso da Abrajet-Nacional não contará com a presença da delegação do Ceará. Por falar nisso, nossa entidade não apoia a atual diretoria da nacional, a começar pela presidente, jornalista Míriam Petrone, que deseja prorrogar seu mandato, quando 14 associações, de diversos Estados, não aprovam a sua gestão.
Na oportunidade, acrescentamos que, em 2018, em data e local, a serem escolhidos, no atual congresso, haverá eleição, na Abrajet-Nacional, para renovação do seu quadro de dirigentes. Ocorrerá, na verdade, durante a reunião do Conselho Deliberativo Nacional, onde todos os presidentes das seccionais terão voz e voto, um momento de debates acirrados, visto o posicionamento de alguns dirigentes abrajetianos, por quererem perpetuar-se, nos cargos, não sendo, pois, a favor de renovação.
Vale ressaltar, ainda, que as 14 seccionais, dissidentes, conforme exposto acima, formarão, sem dúvida alguma, uma chapa e esperarão o apoio e os votos daqueles que, mesmo pertencendo à atual diretoria da Abrajet-Nacional, discordam, também, da gestão da presidente Míriam Petrone. Para as seccionais, em desacordo, sempre unidas, não medirão esforços, para que haja uma eleição organizada, democrática, pautada nos princípios éticos, na transparência e no profissionalismo. 
Bem, mesmo ficando ausente do 34º Congresso Nacional da Abrajet, torcemos para que tudo ocorra bem e sejam resolvidos problemas gerenciais, inclusive das congêneres, no tocante a quem, de fato e de direito, pode ser considerado sócio efetivo. Agora, em obediência ao estatuto, os sócios efetivos devem ser jornalistas profissionais, não necessariamente sindicalizados, porém com registro de jornalista, nas Delegacias Regionais do Trabalho, em seus Estados, fazendo matérias impressas, radiofônicas, televisas e pelos blogs, com assuntos turísticos, nas denominadas mídias sociais.
Por último, apesar de a Abrajet-Ceará fazer parte das 14 associações, que discordam da gestão da presidente Míriam Petrone, parabenizamos os membros da diretoria executiva Nacional e da Abrajet-Sergipe, além das organizações e dos patrocinadores do congresso, desejando-lhes, antecipadamente, um encontro participativo e produtivo. Com certeza, há necessidade, nos âmbitos local e nacional, de associações de jornalistas de turismo, que sejam atuantes, respeitadas, profissionais em tudo, éticas, transparentes e que se preocupem, não somente em divulgar atrações turísticas, bem como defender os interesses maiores do Turismo, dos que nele militam e da sociedade em geral. É bom que nos lembremos de que Turismo é atividade plural, exige parcerias e tem a obrigação de contribuir para a preservação do Meio Ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário