Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

MUSEU DO AMANHÃ INAUGURADA EXPOSIÇÃO “HOLOCAUSTO - TREVAS E LUZ”

Cerca de 6 milhões de pessoas, a maioria judeus, foram perseguidas e aniquiladas pelos nazistas, liderados por Adolf Hitler, em um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade, marcado pela intolerância e pelo preconceito de credos e raças. Com o objetivo de despertar a reflexão sobre a importância da convivência pacífica e sobre como queremos viver uns com os outros, respeitando as diferenças, o Museu do Amanhã abriu a exposição 'Holocausto - Trevas e Luz', no  último dia 26, em parceria , em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Museu do Holocausto de Curitiba, uma mostra que reúne peças de época, imagens, cenários e mensagens que nos fazem refletir sobre o futuro que queremos. A exposição ficará aberta ao público até dia 15 de outubro. 
Ao mesmo tempo em que reproduz uma época de grandes dificuldades, a exposição de propõe a destacar a capacidade de superação do ser humano e celebrar a vitória da vida superada perseguição cruel da circunstância em discussão. É desta forma que o segundo módulo homenageia os chamados 'Justos entre as nações', nome dado àqueles que correram riscos para salvar judeus perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Por fim, com a exibição de trabalhos e redações feitos por alunos de escolas públicas sobre o tema o Museu do Amanhã estimula a reflexão sobre a importância de se lembrar e revisitar o Holocausto, para evitar que se repita.
Ainda entre os destaques de 'Holocausto – Trevas e Luz' figura um uniforme utilizado em um campo de concentração, cedido pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro. A peça pertenceu a Hercz Rosenberg, que veio para o Brasil após a Segunda Guerra. 
Estão expostas ainda obras de arte produzidas pela premiada artista plástica Fayga Ostrower, radicada no Rio de Janeiro, e trechos de depoimentos de sobreviventes do Holocausto coletados pela Fundação Shoah, criada pelo cineasta Steven Spielberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário