Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

CONSOLIDOU-SE A CONFRARIA -  Fundada em Salvador no dia 8 de Junho passado, a COFRARIA NACIONAL DOS JORNALISTAS DE TURISMO teve a sua consolidação em Fortaleza, semana que passou, durante uma programação que venceu todas as espectativas. Fortaleza, leia-se José Carlos de Araújo (que edita esta ROTA DO SOL), apoiado de forma magnífica por Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá (Coordenadores do Fórum de Turismo), nunca foi tão pressurosa aos profissionais especializados da comunicação brasileira.
A programação não foi somente compacta mas de qualidade acima do imaginado, não faltando a generosa hospedagem nos hotéis Costa Mar, Fortaleza Mar, Praia Centro, Sonata de Iracema, Vila Mayor, Marina Park, gentilmente proporcionada pelos seus dirigentes.
PROGRAMAÇÃO FANTÁSTICA -  Desde a recepção do FORTUR na Assembléia Legislativa do Ceará, a programação seguiu-se com as boas-vindas na Barraca Beira Mar Gril, jantar e show de humor, no primeiro dia. Dia seguinte foi a vez de “city-tour” por Fortaleza, com recepção na Cooperativa do Mercado Central;  recepção pela Secretária de Turismo de Fortaleza, representada por Erik Vasconcelos, no Centro Cultural Belchior, continuado por passeio pelo calçadão da Praia de Iracema e visita ao Museu da Fotografia, culminando com o almoço no espetacular “O Pirata”,  com recpção de Rodolfo Trindade e show, proporcionado pela Secretaria de Caucaia.  Seguiu-se ato de interação com os Secretários de Turismo de Aracati, Camocim, Caucaia, Jericoacoara e Joazeiro do Norte. Na sede da ALMONT – Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa, recebidos com coquetel, os confrades promoveram reunião de consolidação definitiva, com aprovação do seu Estatuto. A recepção da noite ocorreu na Barraca Marulho, com show musical. Aplausos para a recpção da proprietária do excelente estabelecimento da Praia do Futuro, Maria de Fátima Borges, que também é a presidente da Associação dos Barraqueiros da orla.  O último dia foi intenso, com visita ao Município de Aquiraz, recepcionados pela Secretária de Turismo local, Indira Guimarães,  sequenciado por visita às atrações turísticas, inclusive ao Museu de São Joisé de Ribamar e à secular Igreja Matriz e complementada pela visita ao Museu da Cachaça, a Vila Engenhoca e ao Parque Temático Engenhoca, onde ocorreu o almoço. Programa continuado com visita ao Engenho São Luiz e às rendeiras do Iguape, ao que prosseguiu passeio para conhecer as atrações do Beach Park. A noite, “open drink” a Boate Órbita (Dragão do Mar).
JORNALISTAS EMPOLGADOS -  Não é custoso imaginar a empolgação dos profissionais da comunicação que participaram dessa iniciativa. A partir da fundação da entidade que, como disse, ocorreu em Salvador, na presença de Carlos Casaes (SSA), José Carlos Araújo (FOR), Flávio Gomes de Barros (MAC), Ivaldo Pinto de Barros (MAC), Sérgio Moreira (BEL), Edmundo Lemos (SSA), Luiz Felipe Moura (REC) e Saulo Barreto (JOP). 
Em Fortaleza, consolidando a fundação e aprovando o seu Estatuto, o grupo foi composto por José Carlos Araújo (FOR e anfitrião), Carlos Casaes (SSA), Jurema Josefa (POA), Arnaldo Moreira (RJ), Sérgio Moreira (BHZ), Ivaldo Pinto de Barros (MAC), Luiz Felipe Moura (REC), Messina Palmeira (JOP), Fernando Duarte (JOP), Antônio José de Oliveira (FOR), Sérgio Neves (BHZ), e José Carneiro Rangel (FOR).
PROFISSIONAIS E AMIGOS REÚNEM-SE PERIODICAMENTE - A Confraria é, e continuará a ser, integrada por profissionais da comunicação especializada e, sobretudo, amigos, não descartando a permanente vigília em defesa do turismo como importantíssima atividade econômica. Todos editam publicações que têm nesse viés o seu objetivo
O Estatuto da entidade – que não é de classe – foi aprovado em Fortaleza e já tem como meta próximas reuniões no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. Como um dos seus pontos básicos, decidiu-se que a admissão de novos associados somente ocorrerá por unanimidade da aprovação dos seus integrantes. Esse pormenor significa a exigência rigorosa do carater moral, profissional e pessoal de cada um dos que venham a ser propostos.
ALVÍSSARAS PARA A CONFRARIA - É de se observar que a Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo, recém-fundada, tem início alvissareiro, diante do entusiasmo e da qualificação dos que lhe deram vida, bem assim do começo das suas andanças, diante da excelência da recepção promovida em Fortaleza.
Uma outra premissa da novel entidade é que não há objetivo de quantidade, na sua constituição, mas e sobretudo de qualidade. A qualificação dos seus integrantes será pedra basilar para o seu acesso. Um pormenor é que a unanimidade dos que lhe deram vida é integrada por companheiros que são próximos e cultivam a amizade já há várias décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário