Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

É O MAIOR DAS AMÉRICAS - IMPONENTE, INAUGURADO O NOVO FAROL DO MUCURIPE

Com a presença do Prefeito Roberto Cláudio, autoridades outras, personalidades do turismo da Capital e de muitos moradores da área, foi inaugurado na última segunda-feira, 18, o novo Farol do Mucuripe, marco maior da orientação das embarcações que demandam o Porto de Fortaleza e adjacências. O novo equipamento terá a Marinha do Brasil como responsável pela operação e foi construído por meio da parceria com o Grupo Empresarial J. Macêdo.
Com 71,1 metros, o novo farol é agora o maior das Américas e o 6º maior do mundo, superando em 49 metros o antigo, que foi desativado em julho. O alcance geográfico aumenta de 24 para 27 milhas náuticas, enquanto que o luminoso chega a 43 milhas. A nova estrutura foi construída com concreto armado e dispõe de tecnologia equiparada aos principais faróis do mundo. As instalações incluem, agora, um elevador interno para transporte de equipamentos, um sistema de automação e uma lâmpada. O aparelho lenticular do antigo farol foi reaproveitado, o que permitiu a preservação do patrimônio histórico.
O novo Farol do Mucuripe vai propiciar mais segurança na navegação a toda a comunidade marítima e a possibilidade da região crescer verticalmente. “O farol traz duas grandes vantagens para Fortaleza. A primeira é que o turismo e o comércio do mar vão ganhar um equipamento com mais alcance e, com isso, possibilitar que as embarcações trafeguem com mais segurança. Além disso, o outro impacto é para o crescimento urbano do Mucuripe. O farol era um limitador de gabarito vertical do desenvolvimento urbano dessa área. Com o aumento da altura, isso possibilita a operação urbana consorciada, que está em desenvolvimento, para que o bairro possa ter um maior valor imobiliário e gerar mais oportunidades”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.
De acordo com o capitão dos Portos do Ceará, Leonardo Salema, foram seis meses de obras até a torre ser finalizada, com um custo total de R$ 5 milhões. “Este é um passo importante que o Estado dá em direção ao fortalecimento de sua vocação para o mar. Esperamos, inclusive, que esta experiência bem sucedida seja replicada em todo o país”, destacou.
A construção foi viabilizada em uma parceria público-privada (PPP) da Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), com o Grupo Empresarial J. Macêdo, que tinha interesse em ampliar sua fábrica no Porto de Fortaleza. “Quando o farol era mais baixo, era impossível você construir a partir de uma certa altura, porque a luz não chegaria até o mar. Como o novo equipamento está três vezes mais alto do que o antigo, os empreendimentos podem ser mais altos e, assim, conseguiremos investir ainda mais na cidade”, disse Amarilio Macêdo, presidente do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário