Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

GUARAMIRANGA - A PARTIR DE AMANHÃ, O 24º FNT FAZ A FESTA NO PLANALTO

Grupo Teatral Caixa Cênica/SE apresenta a peça Vulcão
As artes cênicas e as manifestações da cultura popular vão enriquecer as ruas e espaços cênicos de Guaramiranga durante oito dias, no 24º FNT – Festival Nordestino de Teatro, que acontece de amanhã até o próximo dia 9, na cidade serrana do Ceará. abrindo as comemorações do jubileu de prata, que será festejado em 2018, esta edição será marcada por um rico intercâmbio entre artistas do nordeste, nas suas mais distintas referências e concepções artísticas.
Nos palcos tradicionais, alternativos e praças, cerca de 35 apresentações teatrais distribuídas nas mostras Nordeste, Palco Ceará, Ceará Convida, FNT para Crianças e Cena Plural. A Praça da Tradição, uma novidade deste ano, promove um encontro com os Mestres de nossas tradições cênicas populares, com apresentações de várias expressões que inspiraram o nascimento do festival. São Reisados, Dramas e danças populares de nomes como Mestre Vicente Chagas, Mestre Gonzaga, Grupo de Reisado da Arábia e as dramistas de Guaramiranga. Esta ação é realizada pela Prefeitura de Guaramiranga, com apoio da Secretaria da Cultura.
ABERTURA – O FNT começa amanhã com o tradicional Cortejo de Guaramiranga, desfilando pelas ruas da cidade a partir das 16 horas. A saída é e da Escola Municipal Professor Júlio Holanda. Na Solenidade de Abertura, às 19 horas, no Teatro Rachel de Queiroz (Pequeno), será apresentado “No Compasso dos Dramas”, uma homenagem aos 20 anos da Escola de Música de Guaramiranga.
Após a solenidade, o festival transforma a Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz em palco a céu aberto para o primeiro espetáculo da Mostra Nordeste: “Luiz Lua Gonzaga”, com o grupo Magiluth, de Pernambuco, iniciando às 20h30. O fim de noite será no Odilon Bar, com a DJ Renatinha abrindo a programação Música no FNT, que acontece diariamente, sempre com uma atração diferente.
OS ESPETÁCULOS TEATRAIS - Na Mostra Nordeste, carro-chefe do FNT, são 14 espetáculos de oito companhias teatrais de sete estados, que vão permanecer na cidade do terceiro ao último dia, como forma de fortalecer os intercâmbios favorecidos pelo festival e compartilhar experiências por meio da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité.
As companhias e espetáculos da Mostra Nordeste são: Associação Teatral Joana Gajuru, de ALAGOAS, com o espetáculo “A Velha”; Oco Teatro Laboratório, da BAHIA, com as peças “O galo” e “Cartografia do Abismo: Diálogos com Artaud”; Inquieta Cia., do CEARÁ, apresentando “PRA FRENTE O PIOR” e “Esconderijo dos gigantes”; Pavilhão da Magnólia, do CEARÁ, que leva as montagens “Baldio” e “Ogroleto”; Ser Tão Teatro, da PARAÍBA, com “Alegria de Náufragos”; Magiluth, de PERNAMBUCO, que encena “Luiz Lua Gonzaga” e “O ano em que sonhamos perigosamente”; Grupo Harém de Teatro, do PIAUÍ com dois trabalhos, “Um bico para velhos palhaços” e “Abrigo São Loucas”; e o Instituto Caixa Cênica, de SERGIPE, que participa com “Bicho M.” e “Vulcão”.
DEBATEDORES da MOSTRA NORDESTE - A Mostra Nordeste não é competitiva. Há somente a escolha do melhor espetáculo eleito pelo público e o agraciado recebe o troféu Beija-Flor. É sobre os espetáculos da Mostra Nordeste que é realizado o Ciclo de Debates, um dos pontos fortes do FNT. 
FNT para Crianças
Para o público infantil, além de vários espetáculos nas mostras Nordeste, Palco Ceará e Cena Plural terem classificação etária livre, o festival realiza anualmente a programação FNT para Crianças, com teatro e atividades lúdicas. MÚSICA no FNT
Além da DJ Renatina, que vai fazer a festa noite de abertura, o festival terá também, uma programação musical
Com toda a programação gratuita, o 24º FNT é apresentado pelo Governo do Ceará e pela ENEL, numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional da Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, e tem a parceria dos Laboratórios Culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário