Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PARA QUEM CULTIVA O RITMO - EM JOÃO PESSOA, O I ENCONTRO NACIONAL DE FORROZEIROS

Genival Lacerda
A Paraíba vai ser palco de um dos maiores eventos de forró de raiz do país. O I Encontro Nacional de Forrozeiros vai acontecer em  João Pessoa, entre os dias 20 e 22 da próxima, reunindo  artistas, gestores culturais, pesquisadores  do ritmo  e autoridades políticas de vários estados  brasileiros, os quais    debaterão  a  salvaguarda  do  forró  como  Patrimônio  Imaterial  do Brasil.
O evento, que acontecerá na  Fundação  Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), conta em sua programação com shows-manifestos, mesas redondas, rodas de conversa, entre outras  atividades.  O ponto alto do  I  Encontro  Nacional  de  Forrozeiros  será  o  II  Fórum Nacional  de  Forró  de  Raiz,  que  terá  no  dia  20  de  novembro  uma  audiência  pública  organizada pela  Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do  Senado Federal. A CDR é presidida pela  senadora  Fátima  Bezerra,  responsável  pelo  encaminhamento  do pedido de promoção da audiência púbica na cidade João Pessoa como parte do evento.  
Além do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, estão convidados a participar da audiência o secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira; a presidente do IPHAN, Cátia Bógea; a presidente da Associação Balaio do Nordeste, Joana Alves; e o cantor Santanna. Para Lau Siqueira, uma audiência pública do Senado no estado tem uma grande  importância simbólica, “principalmente porque coloca a Paraíba no centro do debate sobre a apropriação do forró pelo povo brasileiro, para muito além do registro institucional”. 
O Encontro Nacional de Forrozeiros é iniciativa do Fórum Nacional do Forró de Raiz, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult),  e  Núcleo  Interdisciplinar  de  Pesquisa  e  Extensão  em  Economia  Solidária  e  Educação Popular – NUPLAR/COEP/PRAC/UFPB.
Artistas como  Alcymar  Monteiro,  Santanna,  Nando  Cordel,  Genival  Lacerda, Cezzinha,  Chambinho  do  Acordeon,  entre  outros  expoentes  nacionais  do  forró  já confirmaram participação no evento, que também terá “shows-manifestos” no palco da Praça  do Povo no Espaço Cultural da Paraíba. As inscrições para o  I Encontro Nacional de Forrozeiros  podem ser  realizadas  de forma gratuita  no  site  www.encontronacionaldeforrozeiros.com,  onde  também  está  disponível  a programação completa do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário