Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2017

SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DE TODOS

Antonio José de Oliveira
Pres Abrajet - CE
Estamos de férias e dissemos que somente voltaríamos a ocupar este espaço a partir de agosto vindouro. Entretanto, visitando alguns ambientes turísticos, temos observações a fazer, tudo em prol do desenvolvimento sustentável deste segmento econômico. Vamos lá: é preciso tratar bem, ou seja, com educação, presteza nas informações, solicitadas pelos turistas, nada de grosserias, de exploração aos bolsos daqueles que se dispuseram a passar os dias de folga escolar ou trabalhista, em Fortaleza, e em outras cidades interioranas.
Da nossa parte, a preocupação a população local e com os visitantes, torcendo para que não haja violência física, assaltos, acidentes de trânsito, quando irresponsáveis, dirigindo carros, motos, bicicletas, estando embriagados, provocam graves acidentes nesse período do ano. Gente, curtamos as férias, porém com responsabilidade e respeito ao próximo. É bom que todos nos lembremos de que a liberdade individual termina, quando começa a da outra pessoa.
Outra observação nossa é no tocante às ruas e avenidas da periferia ainda  esburacadas fruto de serviços mal executados e que a fiscalização é precária, fato lamentável. O confrade e abrajetiano José Rangel, em seu Blog, sempre está a fotografar e a mostrar, no Facebook, lixo exposto, águas fétidas, empoçadas em ruas e avenidas de Fortaleza, inclusive nos ditos corredores turísticos. É, a nosso exemplo, sem falsa modéstia, um profissional de imprensa a desejar uma Fortaleza limpa, bem iluminada, com asfalto e calçamentos consertados, praças bem zeladas, monumentos sem pichações, a presença constante de policiais, incluindo os guardas municipais, proporcionando segurança, diuturnamente, à população fortalezense e aos turistas.
Fazemos observação, também, referente ao aumento dos preços de alimentos, não somente nos supermercados e shoppings, mas também em restaurantes, bares e congêneres, espalhados pela cidade. Se passarmos para o lado da venda de peças artesanais, em suas diversas variedades, acontecem também exploração pecuniária. Quem frequenta a Praia do Futuro, sobretudo as barracas sofisticadas, com parques aquáticos, reclama dos preços elevados de alguns alimentos, nesta alta estação, e não é novidade essa cobrança, pois alguns pensam que turista tem dinheiro de sobra e tem-se de aproveitar a época das vacas gordas. Errado, não é, gente!
Bem! Aproxima-se a maior festa das férias de julho, isto é, o famoso Fortal. Para os foliões, digamos, de ambos os sexos, são dias de muita diversão, de bebedeira e de curtição. É bom lembrar que, nesse período de total descontração, quando parece ninguém ser de ninguém, a exemplo da folia momina, tudo não é permitido, haja vista ter de se respeitar as regras da boa convivência, inclusive com os que não participam do Fortal, que, há muitos anos, se tornou um chamariz para turistas, de diversos recantos do Brasil, que vêm à “Loira Desposada do Sol” divertir-se e desfrutar do que há de belo, agradável e útil por aqui. Muito juízo, gente! É maravilhoso curtir o final das férias com festividades, porém com responsabilidade.
Por último, concordamos com os desabafos dos confrades e amigos, José Rangel e Edgony Bezerra, quando constatam, no dia a dia, problemas, na infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, que pode denegrir a imagem da Fortaleza/Turística, a “Loira Desposada do Sol”, segundo a denominou o falecido, há anos, o poeta cearense Paula Nei numa de suas poesias à terra-natal. Mas, mesmo com mazelas à vista, Fortaleza, neste mês de julho, recebe considerado número de visitantes, inclusive as cidades interioranas, localizadas nos sertões, serras e litorais, estas últimas muito procuradas pelos atrativos do Sol, mares de águas tépidas, barracas com deliciosos caranguejos, peixes cozidos e fritos, comidas típicas, água de coco, mariscadas, nas barracas da orla marítima, tendo ainda a badalação de conjuntos musicais, animação em alguns clubes sociais, em hotéis, bares, restaurantes e outros ambientes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário