Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2017

FESTIVAL FARTURA - EM SÃO PAULO, A GASTRONOMIA DO CEARÁ É DESTAQUE

O Festival Fatura acontece amanhã e domingo, no Jockey Club de São Paulo. Além de culinária, o projeto Bodega Ceará leva rotas turísticas e artesanatos típicos do Estado 
Baião de dois, arraia, camarão, panelada. Além destas delícias, outras comidas e temperos típicos da cozinha cearense serão protagonistas no Festival Fartura — Comidas do Brasil, realizado no Jockey Club de São Paulo amanhã sábado e domingo. Com o projeto Bodega Ceará, do Governo do Ceará, os visitantes no evento poderão se aproximar das culturas gastronômica e artesanal peculiares da Terra da Luz.  
 “O conceito do Bodega vai além de cozinhar, preparar pratos inspirados na gastronomia cearense. Vamos levar, também, exemplares de artesanato e da produção de pequenos produtores do Estado”, explica o articulador de gastronomia no Governo do Ceará, João Luiz Lima. Em São Paulo para organizar o stand, ele interpreta o projeto como um encontro. “Vamos mostrar o que temos mais próximo de uma bodega, onde se tem produtos, comidas, encontros. É um pouco de tudo”, lista. 
O articulador também alerta que os produtos não estarão somente para exposição. “A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) está entrando com uma seleção de peças que fazem parte da indumentária de gastronomia do Ceará, com panelas de barro, pratos e adereços de mesa, que estarão disponíveis para a venda”. A linha de artefatos no stand cearense vai valorizar, principalmente, peças características de Jericoacoara, praia do Litoral Oeste que recebeu em junho último novo aeroporto, com voos diretos de São Paulo. 
Cozinha e turismo - A Bodega Ceará, com apoio do sistema S, por meio do Senac e Sebrae, vai divulgar, no evento, produtos catalogados no projeto do Saberes e Sabores, do Senac. Os ingredientes poderão ser usados durante aulas práticas de gastronomia com chefs da instituição. Além disso, o espaço vai divulgar rotas e passeios turísticos pelo estado cearense, fomentados pelo Sebrae.
O Festival Fartura vai acolher mais de 80 atrações gastronômicas, com chefs e produtores dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Cerca de 25 atrações culturais vão dialogar com as degustações e outros atrativos do festival. 
 De acordo com João Luiz Lima, as comidas e os temperos cearenses também estarão em evidência no próprio Estado. Na Capital, nos dias 25 e 26 de novembro, será realizado o Fartura Fortaleza, no Iate Clube. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário