Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2018

ABRAJET-CEARÁ: 34 ANOS DE FUNDAÇÃO

Com renovada satisfação, nosso artigo, desta semana, é dedicado à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – que completou, na terça-feira, 27 de fevereiro de 2018, seus 34 anos de criação. Tudo começou no ano de 1984. A Abrajet-Ceará é sucessora da Associação de Jornalistas de Turismo do Ceará – AJOTECE – presidida, inicialmente, pelo jornalista Iran Benevides,  falecido, e que muito fez pela entidade.
A ABRAJET-CEARÁ é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo integrar profissionais de imprensa, rádio, televisão, editores de Blogs e assessores de comunicação de empresas públicas e privadas, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias do Ministério do Trabalho. 
A ABRAJET-CEARÁ, desde a sua fundação, vem desenvolvendo ações e trabalhando em benefício do turismo do Ceará e do Brasil, visando ao seu desenvolvimento sustentável e ao seu prestígio. Trata-se, pois, de uma entidade que sempre coloca os interesses do turismo acima de tudo. A prova da assertiva retrocitada é que seus membros são respeitados e reconhecidos como profissionais sérios, competentes, éticos – sem falsa modéstia – pautando-se por uma conduta exemplar a fim de que a associação não venha a sofrer pesadas críticas e ter, assim, a sua imagem denegrida. 
Em pouco tempo de funcionamento, a ABRAJET-CEARÁ realizou, em Fortaleza, uma série de eventos e promoções, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico. Marca presença nos principais eventos desse segmento econômico. È membro do Fórum de Turismo do Ceará, do Convention &Visitor Bureau (Visite-Ceará), da Fecomércio, pelo Cetur) e parceira de destacadas entidades do trade turístico cearense.
Dentre as diversas promoções, destacavam-se as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagens e Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras, Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais. 
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional e mantém ligações com outras entidades da comunidade turística brasileira. Afinal, a Abrajet existe em quase todos os Estados brasileiros.
Anualmente, a Abrajet-Ceará homenageava, com dois troféus, durante sua festa natalina e de Ano-Novo, uma personalidade turística e uma empresa que tivessem contribuído, para acelerar o processo de desenvolvimento do turismo local e nacional. 
A Abrajet-Ceará, nesses 34 anos de funcionamento, teve como presidentes os seguintes jornalistas: José Mário Pinto, por três mandatos consecutivos, falecido recentemente, que teve uma gestão elogiável;  Ivanildo Lavor (duas vezes consecutivas); Antonio José de Oliveira, (três vezes consecutivas, sendo o atual presidente), José Carlos de Araújo por dois mandatos consecutivos; e José Rangel por dois mandatos consecutivos. Foi presidente, também, o jornalista Fenelon Gonçaves, falecido há pouco mais de um ano, que deu uma dinâmica à associação, buscando parcerias com outras entidades do trade, como Skal local e Nacional, Sebrae, Sindieventos, Abrasel, Abav, Abih, dentre outras.
. Ressalte-se que a Abrajet-CE vem trabalhando com o seguinte propósito: defender as causas maiores do turismo, mormente o do Ceará, dos seus associados e da sociedade como um todo, consciente de que o turismo é uma atividade plural e não de uma minoria, (iniciativas pública e privada), que explora esse segmento econômico, com impactos em quase 60 atividades dos três setores da economia cearense, assim especificado: o primário ( Agropecuário); o secundário ( Industrial); e o terciário (Serviços).
Agora, sem receios de críticas, afirmamos que a Abrajet-Ceará não funciona mais com aquela pujança de duas décadas atrás. Muito coisa mudou, na economia local e nacional, com reflexo no turismo e nas organizações do trade (públicas e privadas), sem falar no falecimento de alguns companheiros e no desligamento de colegas para outras modalidades do Jornalismo. 
No final, usando da sinceridade, fica um “Mea-Culpa”: na nossa atual gestão, por falta de tempo e por ocuparmos o cargo de assessor de comunicação e, por mais de 14 anos, o de ouvidor da Ematerce, não participamos de todas as reuniões, convocadas por expressivos e atuantes representantes do trade turístico local. Brevemente, passarei, por eleição, a presidência da Abrajet-Ceará a outro confrade, que possa administrá-la, de forma mais competente, atuante e com tempo disponível, para a ela dedicar-se, melhor do que a nossa pessoa. Por último, uma observação: TURISMO é parceria e ser parceiro não é atropelar e muito menos ferir os princípios éticos. Ser parceiro – acredite – é crescer, juntos, e saber tirar lições dos erros cometidos. Vamos em frente!
Atualmente, fazem parte da diretoria da entidade os jornalistas, Antonio José de Oliveira, Antonio Augusto Oliveira, Hélio Rocha Lima, José Rangel, Vicente Alencar e Léo Capibaribe. Com exceção do Léo, o restante passou dos 70 anos de idade, estando o decano do jornalismo cearense, José Carlos de Araújo, com 92 anos. E, de acordo com o estatuto, deixa de ser associação, caso venha a ter menos de cinco associados. Parabéns, estimados e dedicados abrajetianos, pela importante data.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário