Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2018

A OPERAÇÃO VERÃO LEGAL DO MTUR CHEGOU A FORTALEZA

Começou na última terça-feira (27), em Fortaleza,  a Operação Verão Legal, que  fiscaliza os meios de hospedagem e serviços ligados ao turismo em todo o País. Fiscais do Ministério do Turismo farão o trabalho que tem como objetivo sensibilizar os prestadores de serviço sobre a importância da formalização do setor e, consequentemente, garantir a ampliação do número de pessoas físicas e jurídicas no cadastro de prestadores de serviços turísticos: o Cadastur.
A fiscalização é realizada em vários pontos da cidade, em parceria com a Secretaria de Turismo do Ceará. O Cadastur é gratuito e pode ser realizado no site www.cadastur.turismo.gov.br. Quem for flagrado com cadastro fora de validade será considerado ilegal e pode ser autuado. Caso não regularize a situação, pode haver multa de até R$ 854 mil.
No Ceará, a média de prestadores de serviços turísticos cadastrados é de 41,9%. Isso significa que dos 4.430 prestadores, 1.859 estão no Cadastur. Entre os prestadores de serviço estão incluídos os meios de hospedagem (39,1%), guias de turismo (69,5%), agências de viagens (28,3%), transportadoras (40%), organizadoras (33,8%), restaurantes (12,1%) e infraestrutura de apoio a eventos (50%).
Para o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, essa ação é importante tanto para o setor quanto para o turista, que poderá receber um serviço mais qualificado. “A operação permite que o prestador de serviço possa estar atento aos seus deveres e se legalize. Assim o visitante pode ter a segurança de estar contratando bons serviços no nosso Estado”, ressalta. Até abril deste ano, a operação terá passado por todas as capitais brasileiras.
O trabalho de fiscalização, iniciado em setembro de 2017, já tem surtido efeitos nos números do Cadastur. Em dezembro de 2017 foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.
NOTIFICADOS - Terminou anteontem o trabalho de fiscalização dos meios de hospedagem em funcionamento na capital cearense, realizado pelos fiscais do Ministério do Turismo. Ao todo, 52 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que 35 foram notificados por não terem apresentado o Cadastur e estarem, portanto, atuando de maneira irregular. Os meios de hospedagem terão 30 dias para realizarem a regularização junto à Pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário