Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2018

CALEIDOSCÓPIO 27/04/2018

O IMPOSTO DE RENDA E A DERRAMA – A próxima segunda feira é a data fatal para a entrega da declaração imposto de renda. Quem não cumprir com o que é estabelecido pela Receita Federal está “frito”, pois são duras as consequências para o declarante faltoso. Conjecturando sobre a obrigação, lembrei-me do dia 21 de abril, comemorativo da data do sacrificado maior na forca em Rio de Janeiro, o Tiradentes. Conspirara o Alferes e mais alguns poetas e escritores mineiros contra a Derrama, uma lei que assegurava a arrecadação do quinto, isto é da retenção de 20% “de ouro em pó ou folhetos que eram direcionados à Coroa Portuguesa”. Quem não o fizesse tinha os bens confiscados. Pois foi aí  que se deram mal os inconfidentes, que estavam rebelados contra a injustiça na arrecadação. Não há muitas semelhanças do Imposto de Renda de agora com os atos da Monarquia e sua Derrama?  Mais duro do que no tempo de Império,  agora têm conta a prestar com o Fisco quem ganha acima de R$ 28.123,91 anual, isto é, a grande massa dos assalariados – trabalhadores, funcionários públicos ativos e aposentados e o pessoal da informalidade. Se não pagar, certamente ninguém vai à forca mas terá pesado ônus pela frente. A Receita é implacável contra os sonegadores. Só que, como em Minas Gerais, os mais ricos têm tratamento “vip”. Sob a complacência dos “Mandarins do Poder”, têm fórmulas para não pagar, sem perigo. Seus padrinhos são fortes no Congresso e nas esferas do Executivo. “Quosque tandem abutere, Receita Federal...
MEMORIAL DO PAÇO - Está em pleno funcionamento o Memorial do Paço, situado no Palácio João Brígido, também conhecido como Paço Municipal, inaugurado recentemente pelo prefeito Roberto Cláudio, nas comemorações do aniversário de Fortaleza, ocasião em que foram homenageados com entrega de medalhas a jornalista Adísia Sá e o cantor e compositor Raimundo Fagner
O Memorial do Paço conta com quatro salas com exposições das obras pertencentes ao acervo de arte do Município, troféus e premiações concedidos à Prefeitura e pinturas que retratam os ex-prefeitos da capital cearense. É aberto ao público, que poderá, além da visita física, interagir com a história e seus personagens por meio de um aplicativo.
Desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), o aplicativo "Memorial do Paço" dá à população acesso a todas as informações histórico-culturais do Palácio João Brígido. 
SEMINÁRIO DISCUTIU PROBLEMAS DA SAÚDE -Na terça-feira, 24, pela manhã,   na sede da FIEC, aconteceu o importante  seminário InovaSaúde,  momento em que se debateu propostas para um projeto técnico-científico-econômico para a saúde pública no Estado.  
Entre os destaques dos temas enfocados estiveram:  “O Ecossistema da Saúde do Ceará” pelo Dr. Cabeto Martins Rodrigues; “O Médico do Futuro”  com o Dr. Júlio Cesar Martins Monte, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo; “Soluções em Gestão: A contribuição das Organizações Sociais” por André Guanaes,  Superintendente do Instituto Sócrates Guanaes, de SP;  “PREVENÇÃO: Integração dos setores público e privado” (o exemplo da Colômbia) com Jaime Daniel Escallon, da Colômbia; “Coalizão Saúde - Estratégias para Superação dos Desafios da Saúde”  com Denise Eloi, CEO do Instituto Coalizão Saúde.
MAIOR PRÊMIO DA CULTURA POPULAR -  O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, lança hoje (27), às 10h30, em Recife, o Edital Culturas Populares 2018. Trata-se da maior premiação de cultura popular do País, em termos de valor investido e número de iniciativas contempladas. O Ministério da Cultura (MinC) vai premiar, com um total de R$ 10 milhões, 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares e contribuam para dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por mestres, grupos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos. São exemplos o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outras. 
A sexta edição do Edital Culturas Populares homenageará a “coquista”, cantora e compositora Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco. O evento de lançamento, no Centro Cultural Cais do Sertão, contará com atrações culturais de música e dança. 
NOVO DESIGN GRÁFICO - No ano de seu 70º aniversário, a Costa Cruzeiros anuncia um novo design gráfico para os nomes gravados nas proas dos navios. Em homenagem à Itália, terra natal da companhia marítima desde a sua fundação, os navios ganham a pintura de uma bandeira italiana estilizada e os nomes passam a ter destaque a partir de uma fonte especialmente projetada para a Costa.
O primeiro a receber a nova marca foi o navio Costa Mediterranea. No início de abril, enquanto fazia escalas nos portos de Mareselha (França) e Savona (Itália), o transatlântico recebeu a nova pintura.
Até o final do ano, toda a frota da Costa Cruzeiros estará com o novo design, assim como os navios Costa Venezia e Costa Smeralda, atualmente em construção e com entregas previstas para março e outubro de 2019, respectivamente.
A bandeira italiana passa assim a estar presente na proa dos navios da Costa Cruzeiros, disseminando o conceito italy´s finest, o melhor da Itália em hospitalidade, gastronomia e entretenimento para cerca de 250 destinos no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário