Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2018

TURISMO COM SUSTENTABILIDADE

Retornamos, na terça-feira última, dia 17 de abril de 2018, da cidade de Gramado, com visitas à Canela, depois de participar do Fórum Gramados de Estudos Turísticos, promovido pela empresa de eventos Marta Rossi & Sílvio Zorzanello, prefeitura municipal e organizações do trade turístico local e da 3ª Reunião da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), o que nos foi bastante proveitoso pelas palestras e visitas a pontos turísticos de ambas as cidades na companhia de confrades e confreiras, de vários Estados do Brasil, membros da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo - Conjotur.
Na entrevista coletiva com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ouvimo-lo discorrer sobre a importância de se praticar um turismo, com sustentabilidade, sem depredar o meio ambiente, as obras de infraestrutura de suporte a esse segmento e pensar grande, porém com planejamento de suas ações, no caso o de Curitiba, para 20 anos. Frisou que não se deve esquecer da parte cultural, que sempre deve estar ligada com o turismo, como, por exemplo, irmãos siameses.
Importante, outrossim, focar no diferencial dos pacotes turísticos, que devem ocorrer, nos preços dos produtos turísticos, na hospedagem, com diárias competitivas, nos ingressos para diversões, na alimentação, nas peças artesanais,  nas obras de arte, tudo isso com preços abaixo de outros mercados turísticos. Infelizmente, ainda, há exploração aos bolsos dos turistas, quando o correto é explorar o turismo com profissionalismo, fugindo do amadorismo.
O prefeito de Curitiba, por sinal, homem culto, bem informado, viajado e seguro no que diz, quer manter a sustentabilidade do turismo curitibano no que estiver a seu alcance, administrando uma metrópole com pouco mais de 3 milhões de habitantes e de várias nacionalidades. É preciso – segundo o prefeito Greca – conservar uma cidade limpa, arborizada, bem iluminada, monumentos conservados, planejar a mobilidade de veículos motorizados e não motorizados, de pedestres, além da parte fundamental, nos dias atuais, de uma segurança pública que funcione 24 horas por dia.
O dirigente-mor de Curitiba, a ser indagado por nós, se ainda pode-se chamá-la de Cidade Sorriso, respondeu com convicção que, no seu governo, estava trabalhando para continuar ser a Cidade Sorriso. No momento, quando lhe falei a respeito dos 292 anos de criação da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, que, naquele dia 13 de abril de 2018, comemorava supracitada efeméride, ele solicitou aos presentes uma salva-de-palmas, sendo atendido pelos presentes à sua enriquecedora entrevista.
Bem! Transportando-nos à cidade de Fortaleza, continuamos pecando na prestação de serviços aos turistas e aos conterrâneos. Há exceções, claro, todavia os justos pagam pelos pecadores. Sempre é assim quando poucos trabalham de maneira profissional e pautados nos princípios éticos.
Apesar do que vem sendo feito pelas autoridades estaduais e municipais, em prol do turismo, continuamos a ouvir reclamações de turistas acerca da sujeira da cidade, buraqueira no asfalto, inclusive nos corredores turísticos, iluminação insuficiente, em algumas avenidas, ruas e praças. Por falar em iluminação pública , Greca defende que seja com lâmpadas de cor amarela e detesta as brancas.
Em Fortaleza, reconhecemos haver muitas obras em construção e que, futuramente, tornarão a capital do Ceará mais linda, melhor sinalizada, com tráfego  desobstruído, asfalto de qualidade, nas avenidas e ruas, sem os horríveis remendos, melhor iluminação, praças zeladas, prédios, muros e monumentos sem pichações, cruzamentos livres de flanelinhas drogados etc.
Na verdade, almejamos uma cidade modelo, festiva, e que agrade a gregos e troianos, para ninguém botar defeitos. Ah! Como sentimos o desejo infrene de morar, numa capital, e poder constatar o quanto as autoridades, empresários e responsáveis pela infraestrutura e serviços, cumprindo suas obrigações como gestores públicos. Um detalhe: Com vontade política e parcerias, é meio caminho andado, para resolver-se problemas urbanos. Que sigamos o exemplo da cidade de Curitiba naquilo que for para o bem-estar da população e dos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário