Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2018

“TERRA DOS EXAGEIROS” - COM 408 ANOS DE VIDA, ITU É UMA CIDADE SINGULAR

Igreja Matriz de Itu
O aniversário de Itu é comemorado no dia 2 de fevereiro, data que, no ano de 1610, registrou a construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora da Candelária, onde hoje está o santuário do Bom Jesus, na Praça Padre Anchieta.
Por diversas razões, neste 2018, a programação foi mais econômica.  Teve um grande bolo de aniversário para a população e diversas apresentações de bandas, escola de samba, blocos, duplas sertanejas e um espetáculo teatral. 
HISTÓRIA SINGULAR  -  ITU,  com seus 408 anos de vida, tem muitos fatos para contar às novas gerações. Seus registros históricos dizem que a capela que deu origem ao povoado do Outuguassu foi construída pelos bandeirantes Domingos Fernandes e seu genro, Cristóvão Diniz. Eles receberam por sesmaria, em 1604, a posse das terras dos campos do Pirapitingui. Dessa forma, o dia 2 de fevereiro foi adotado como data de aniversário de Itu, por coincidir com o dia de Nossa Senhora da Candelária.
O povoado se formou em torno desta capela. Em 1657, passou à condição de Vila com direito a possuir uma Câmara Municipal, iniciando-se assim a construção de um novo tempo. Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750) a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas no pátio da antiga Matriz e numa única rua que ia do pátio até a capelinha do primeiro povoado. Uma boa parte das casas, as do pátio, sobretudo, pertencia a fazendeiros. Quando aumentou o número de escravos, por consequência, a produção das fazendas, seus donos ajudaram a erguer dois conventos na Vila, o de São Francisco (1692) e o do Carmo (1719).
Com uma objetividade, comparada aos recenseamentos contemporâneos, o historiador Francisco Nardy Filho, no texto denominado “Itu de outras eras”, realizou minucioso levantamento da realidade ituana durante o ano de 1765. De acordo com seus dados, frutos de exaustiva pesquisa histórica, a Vila de Itu, contava, naquele ano, com 3.988 habitantes, entre os quais 2.758 eram livres (1.361 homens e 1.397 mulheres) e 1.230 eram escravos (640 homens e 590 mulheres). 
CERTIDÃO DE NASCIMENTO - Itu é uma cidade com um legado histórico abençoado e privilegiado, pois tem até uma “certidão de batismo oficial”. Seu fundador, Domingos Fernandes, nascido em Santana de Parnaíba, aos 67 anos, escreveu um testamento, ditado a um escrivão em 12 de dezembro de 1652, no qual inseriu as origens do povoado do Outuguassu. Faleceu no ano seguinte, em meados de 1653.
A região estava sob jurisdição da vila de São Paulo, fundada 56 anos antes, em 1554. Todavia, quinze anos depois, em 1625, Itu foi desmembrada de São Paulo, e passou a pertencer a Santana do Parnaíba. Mas, pouco tempo depois, em 1657, foi elevada a Vila, com direito de instalar sua Câmara Municipal. Com a emancipação, passou a administrar os atuais municípios de Porto Feliz (até 1797), Cabreúva e Indaiatuba (ambos até 1859), Montemor (até 1871), Salto (até 1889) e Elias Fausto (até 1945).
O que mais impressiona no Testamento de Domingos Fernandes, além do espírito religioso, foram os cuidados com a capela, símbolo da fundação de Itu. Só mesmo seus esforços explicam a licença obtida para elevá-la a “capela curada”, em 1644, com direito a capelão. Em 1653, com a elevação a freguesia, Itu passou a ter, oficialmente, o seu vigário. Pouco tempo depois, em 1657, ganhou o status de vila e assim permaneceu por quase duzentos anos. Em 5 de fevereiro de 1842, a vila foi elevada a cidade.
EXAGEROS – É corrente que Itu é conhecida como a ”cidade dos exageros”. Isto acontece não porque a cidade paulista se dê aos excessos. Tudo aconteceu, anos atrás, graças a um quadro apresentado por Manoel da Nóbrega, no programa humorístico Praça da Alegria, da extinta Rádio Tupi. Nele, o humorista ituano Simplício sempre exagerava a respeito do tamanho de objetos de Itu. A conversa era engraçada, com o caipira exagerando quando se falava de objetos de Itu. A brincadeira “pegou” e uma legião de pessoas passou a acreditar que tudo ali era mesmo maior do que as de outras de outras cidades. Saudável pensamento, que a cidade tira partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário