Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O NORDESTE É DESTAQUE NO PRÊMIO CULTURAS POPULARES

A edição é dedicada a Selma do Coco
Das 500 iniciativas premiadas pelo Prêmio Culturas Populares 2018 – edição Selma do Coco, 129 são do Nordeste, região com mais premiados no País. Os estados nordestinos com maior número de agraciados foram Pernambuco (39), Bahia (37) e Paraíba (17). Expoentes do maracatu, repente e samba de roda são apenas alguns exemplos de expressões da cultura brasileira contempladas pelo Ministério da Cultura com o Prêmio de R$ 10 milhões – o maior volume de recursos já concedido em seis edições da premiação. Cada agraciado recebeu R$ 20 mil.
O maestro da Sociedade Filarmônica Santa Ana, Gedeão Faustino Nunes Filho, é um dos premiados paraibanos. Fundada em 1997, a sociedade filarmônica atua no ensino de música para crianças e jovens, no município do Congo, localizado na microrregião do Cariri Ocidental. Desde 2009, a sociedade filarmônica conquistou o título de Ponto de Cultura, com o nome de “O Som da Cidadania”.
Com formação em música, Gedeão participou, entre 1988 e 1992, da banda marcial, que toca em eventos com a presença de presidentes como 7 de setembro. Na Bahia, a Mestra sambadeira Dona Aurinda (Aurinda Raimunda da Anunciação) foi agraciada na categoria que reconhece o trabalho de mestres e mestras. Com 84 anos, ela continua atuante nas atividades dos quilombos do Tereré e Maragogipinho, na Ilha de Itaparica, onde nasceu e vive até hoje. Irmã do capoeirista Gerson Quadrado, participa das apresentações de samba de roda tocando um prato com faca. 
O Mestre João Paulo (João Manoel do Santos), de Nazaré da Mata (PE), também comemorou o reconhecimento. Fundador do Maracatu Leão Misterioso, nos últimos 30 anos não perdeu a oportunidade de levar à população, no Carnaval e em festivais de inverno, a alegria do maracatu rural, com um grupo composto por mais de 100 integrantes. 
. Além dos premiados na região Nordeste, foram agraciados 123 no Sudeste, 99 no Sul, 98 no Norte e 51 no Centro-Oeste.
Nesta edição, foram agraciados 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 192 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 77 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 11 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam), totalizando 500 prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário