Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2018

30º FESTURIS: IMPERDÍVEL EVENTO EM GRAMADO

Ainda que não participe do 30º Festival Internacional de Turismo, no Serra Park, de 8 a 11 de novembro de 2018, na bela, sedutora e acolhedora cidade de Gramado, situada na região serrana do Estado do Rio Grande do Sul, mesmo assim  encho-me de satisfação em escrever este artigo a respeito de um evento, do qual estive presente, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – e presenciei o quanto autoridades, empresários e população sabem  valorizar a importância do Turismo, de forma planejada e tudo realizado com profissionalismo e espírito ético. Lembrar que tudo começou com as empresárias de eventos Marta Rossi e Sílvia Zorzanello (falecida), esta genitora do sócio Eduardo Zorzanello. Em síntese, são 30 anos de êxito.
Faço questão de destacar, amigo-leitor, que, ao tomar parte das palestras, das promoções, por parte de várias organizações locais, de outros Estados e de países estrangeiros, confesso-lhe  que aprendi muito, sem falar do imensos deslumbramento e alegria, à medida que ia conhecendo seus atrativos turísticos, a cultura de seu povo, quer a pé, quer circulando de carro, ou de jardineira, vendo tudo como um colírio para meus olhos. Assim, sentia-me feliz da vida, por achar tudo maravilhoso e pensando estar em alguma cidade da Europa.
Mas, a oportunidade de curtir o que escrevi, acima, foi-me proporcionada pelo convite da empresária de eventos, atuante e competente Marta Rossi e seu sócio Eduardo Zorzanello, dínamos do turismo gramadense, que, neste ano, promovem o Jubileu de Pérolas do maior evento turístico de negócios da América do Sul, com a participação de diversos países europeus e asiáticos, com a presença de autoridades do setor turístico, de jornalistas do Brasil inteiro e muitos do exterior, incluindo convidados especiais, além de turistas de vários recantos do nosso país e do exterior.
Na verdade, o 30º Festuris foi anunciado, ano passado, pelos seus promotores, que seria o melhor, o mais frequentado, o de maior número de expositores de organizações públicas e privadas, de participantes e de programação técnica e cultural variada, superando quantos já foram realizados. Pelo que vem sendo divulgado, por meio dos veículos de comunicação de massa e redes sociais, sem dúvida, será, em seus 30 anos de criação, o maior e melhor de todos.
Por tratar-se de um importante evento, lamento estar ausente do Jubileu de Pérolas do Festuris. Se tivesse programado, com antecipação, no tocante à hospedagem e à solicitação de licença ao presidente da empresa (Emater-Ceará), para dispensa de expediente, marcaria presença, pois, para juntar-me a colegas jornalistas de turismo das Abrajets e da Confraria de Jornalistas de Turismo, custearia todas as despesas, como deslocamento aéreo, alimentação e hospedagem.
Deixei o tempo passar e, de última hora, é difícil conseguir vagas, nos hotéis, inclusive, em Canela, cidade vizinha a Gramado, pois, paralelamente, há o famoso e frequentadíssimo Natal de Luz, que engalana toda a cidade com ornamentações natalinas. Ante o escrito, está justificada a minha ausência do 30° Festuris.
Como meu espaço é limitado, não especificarei, a programação completa do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo - que contará com mais de 10 mil profissionais de Turismo, além de jornalistas especializados em turismo, a exemplo dos confrades das Abrajets, oriundos de vários Estados e países, mais de 2 mil marcas e cerca de 65 destinos internacionais em exposição.
Encerrando meu artigo, resta-me acrescentar os sinceros parabéns aos promotores do evento,  empresários de sucesso, Marta Rossi e o sócio Eduardo Zorzanello, incluindo a eficiente equipe de trabalho, pelo devotado empenho, ao longo dos anos, no planejamento e execução do Festuris, evento esse, com projeção nacional e internacional, e que se tornou referência, quando se trata em matéria de turismo de negócios, no Brasil, especialmente, no Estado do Rio Grande do Sul. Vivas ao 30º Festuris e a seus promotores. Nota mil para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário