Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

NOTÁVEL FATO HISTÓRICO - RENASCE EM ARACATI O TEATRO FRANCISCA CLOTILDE

Na cidade histórica de Aracati, cidade da Costa Sol Nascente do Ceará, um edifício renasce para receber as expressões da arte, transformando a paisagem e marcando a cultura local. É o Teatro Francisca Clotilde, que reabre suas cortinas hoje, 26, às 18h30, após passar por uma obra de restauração promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
O Teatro Francisca Clotilde é considerado o primeiro grande equipamento cultural público de Aracati e é o único remanescente dos três teatros que existiam na cidade. A intervenção devolve ao espaço condições plenas para atender às demandas dos grupos teatrais locais, receber turistas e ainda promover a valorização e maior utilização do centro histórico.
Com orçamento de cerca de R$ 2,13 milhões, do programa Avançar, do Governo Federal, a obra de restauração recuperou completamente o edifício do teatro, adequando seu espaço cênico, e contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Aracati, que ficou responsável pelo paisagismo e aquisição de novas poltronas. A intervenção também foi acompanhada de ampla pesquisa arqueológica, que encontrou vestígios da ocupação anterior ao teatro e também o primeiro palco ali existente, enterrado a cerca de 1,2 metros de profundidade, e que agora está exposto e aberto à visitação.
A conclusão da intervenção e reabertura do espaço será marcada por uma cerimônia, que contará com a presença do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, do superintendente do Iphan no Ceará, Otacílio Macedo, e do prefeito de Aracati, Bismarck Maia.
O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR - Localizado no coração do sítio histórico de Aracati, o Teatro Francisca Clotilde é um edifício do século XVIII, adaptado como equipamento cultural no início do século XX, pelo Círculo Operário São José, que atuou durante décadas junto à classe operária da cidade. Anos mais tarde, o artista plástico aracatiense Hélio Santos batizou o espaço com o nome de Francisca Clotilde, em homenagem à escritora, educadora e jornalista cearense, que participou da campanha abolicionista, e defensora da emancipação feminina. Destinado a apresentações teatrais, o edifício também foi utilizado como cineteatro, e representa, ainda hoje, a grande vocação artística da cidade.
Com o passar do tempo, passou a funcionar em situação precária e sua estrutura começou a se deteriorar. Foi, então, iniciada a campanha “O espetáculo não pode parar”, em 2007, a fim de sensibilizar a comunidade local e o poder público para a preservação do teatro. No ano seguinte, o edifício foi desapropriado pela Prefeitura Municipal, que realizou obras emergenciais de consolidação e estabilização estrutural e o Iphan assumiu compromisso para elaboração de um projeto de restauro que contemplasse as necessidades do local. Agora, essa é a primeira ação a ser concluída no Ceará pelo programa Avançar.
Focado na retomada de obras em todo o país, o programa do Governo Federal visa oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o Avançar pretende concluir 7 mil empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana e envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o programa, com a previsão de investimentos em 61 ações destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário