As várias etnias mostram seu folclore e cultura |
O 57ª edição do tradicional Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, que este ano começa no domingo, dia 1º de julho, e vai até o próximo dia 12, no Teatro Guaíra, em Curitiba, é um dos maiores eventos brasileiros em sua categoria.
Durante doze noites, o Festival levará ao palco do Guairão apresentações variadas, com música, canto e danças, de grupos étnicos que lembram e simbolizam a cultura e as tradições de muitos dos povos que se tornaram responsáveis pela colonização do Paraná, ajudando sobretudo na formação da identidade paranaense. O Festival de Etnias continua com o objetivo de conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados. Como aquecimento para as noites das apresentações oficiais do Festival, houve, na segunda-feira, 23, um cortejo com apresentações prévias dos diferentes grupos. A caminhada saiu do Teatro Guaíra e seguiu pela Rua XV até a Praça Osório, onde houve rápida demonstração. A apresentação dos grupos folclóricos é um espetáculo que merece visto
Serão 12 noites de apresentações com 17 grupos folclóricos, com aproximadamente mil artistas, que mostrarão as riquezas culturais de suas danças e músicas populares de etnias que ajudaram a formar a identidade do povo paranaense. Este ano o Grupo Indígena Tekowa Xiinguy é o convidado para abrir o evento.
FOLCLORIZE - Em 2017, o Festival adotou o tema “Folclorize”, convidando o público a entrar em contato e valorizar as muitas tradições, respeitando suas diferenças.
Neste 1918 não será diferente. Enaltecendo a diversidade étnica, o Festival segue com o objetivo de conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados.
Realização - O evento, produzido pela Unicultura (Universidade Livre da Cultura), é realizado por meio de incentivo da FH Consultoria, viabilizado por parceria entre a Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) e a Trento Edições Culturais e fomento da Fundação Cultural de Curitiba. O Festival conta ainda com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, Shopping Itália, Sesc Fecomércio e Corpo Consular do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário