Julho de 2018 entra para a história do turismo e esporte de Ilhabela. Com a 45ª Semana de Monotipos, Boutique Boat Show, 45ª Semana de Vela e o Race Village, o mês náutico ultrapassou as expectativas. A Cidade recebeu mais de 100 mil visitantes e atingiu a casa dos R$ 150 milhões em faturamento. Para manter tantos turistas como moradores locais integrados e entretidos, o Centro Histórico recebeu shows variados, com artistas do nível de Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, sete sessões diárias de cinema, além de exposições, passeios e apresentações.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, para oferecer a estrutura montada nos 5 mil metros quadrados do Race Village e suas atrações, a Prefeitura de Ilhabela investiu R$ 4 milhões. Avaliou que, além de artistas, trouxe referências no universo náutico como Lars Grael e Amyr Klink para concorridas palestras, entre outros.
INVERNO QUENTE – O mês de julho é classificado como de baixa temporada no litoral. Para Ilhabela, contudo, o inverno foi quente. Levando em conta apenas os dois finais de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil, a taxa de ocupação da rede hoteleira atingiu os 95%, segundo dados da Associação Comercial Local. Na média mensal, a porcentagem se manteve em 80%. São números que colocam a cidade em patamar de igualdade a destinos tradicionais para o período, como Campos do Jordão, por exemplo.
Muitos turistas visitaram a cidade atraídos pelas variadas atrações do Race Village, como comprovam os números. O Hospitality Boat, escuna que levou o público diariamente para acompanhar as regatas a partir do Píer da Vila, recebeu 1.030 passageiros em 11 dias. Em terra, o cinema reuniu 10.500 pessoas ao longo do mês. Na noite do dia 23, sete mil espectadores acompanharam o show do Paralamas do Sucesso, público recorde da temporada 2018. No dia 27, o sambista Diogo Nogueira levou mais cinco mil pessoas para o Centro Histórico.
MAIS EVENTOS ESPORTIVOS -. Não por acaso, além da Semana de Monotipos e Semana de Vela 2018, a cidade sediará eventos esportivos de nível nacional e internacional, como os campeonatos brasileiros de Hobie Cat (outubro) e Optimist (janeiro de 2019), além do mundial de Snipe (outubro de 2019). “
A 45ª Semana de Vela foi especial em termos de integração terra e mar. Durante cinco dias consecutivos, todas as regatas (incluindo as disputas da Ilhabela Cup) ocorreram no Canal de São Sebastião, diante de moradores e turistas no Race Village e Píer da Vila. Um espetáculo histórico em termos de constância meteorológica – com ventos favoráveis - e também informação esportiva em tempo real. A 46ª edição da Semana de Vela de Ilhabela já tem data definida. Será no período de 13 a 20 de julho de 2019.
MICHELANGELO – A exposição "A Beleza na escultura de Michelangelo" continua aberta até outubro. Instalada no Centro Cultural da Vila, reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental.
OUTRAS ATRAÇÕES NA VILA - Somente o Race Village recebeu perto de 70 mil pessoas no mês náutico. O espaço teve atrações grátis ao longo de todo o dia, entre 6 a 29 de julho, como o estande da Marinha do Brasil. No espaço era possível conferir histórias de grandes naufrágios no Brasil, vídeos curtos a respeito do serviço naval, quadro expondo os mais famosos nós de marinheiro e muito mais.
TURISMO - Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário