Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

PROJETO CIDADE DA GENTE - INTERVENÇÃO NO ENTORNO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

A Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, inicia amanhã (04) o Projeto Cidade da Gente na área próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais especificamente na rua Almirante Jaceguai, no trecho entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Almirante Barroso, ao lado do Porto Iracema das Artes. Na sequência da intervenção realizada na Cidade 2000 em setembro do ano passado, a ideia é demonstrar, com um novo exemplo, como é possível dar um outro uso ao espaço público disponível nas ruas, além do trânsito de veículos por exemplo.
Com tinta de fácil remoção, cones, jarros de plantas, bancos e outros mobiliários de baixo custo, cerca de 300 metros da rua Almirante Jaceguai ganham numa nova cara, bem mais acessível a pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais. Durante 15 dias, quem passar pelo local também vai contar com atividades culturais, educativas, prestação de serviços públicos, além de uma nova área de convívio para a comunidade local e também turistas.
Na Praia de Iracema, o Projeto Cidade da Gente vai oferecer apresentações de grupos musicais e outras intervenções artísticas, oficinas, doação de mudas de plantas regionais, exames e orientações de saúde, além de outros serviços públicos disponibilizados pelas unidades móveis da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, como solicitação do Bilhete Único, cartão de gratuidade para portadores de necessidades especiais, cartão do idoso e emissão de credenciais para vagas especiais. As atividades culturais têm apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto Iracema, Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura.
PRIORIZAR AS PESSOAS - A exemplo de intervenções similares realizadas também em cidades como Bogotá, na Colômbia; Mumbai, na Índia; e em São Paulo, a ideia é mostrar que é possível priorizar as pessoas e garantir mais segurança viária a pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas – especialmente em regiões com uma vida cultural tão intensa como o entorno do Dragão do Mar. Os pedestres são o segundo grupo que mais é vítima de acidentes de trânsito em Fortaleza, registrando um total de 36,7% do total de mortes no trânsito em 2017.
TRÂNSITO CALMO - O novo desenho urbano implantando temporariamente na Rua Almirante Jaceguai antecipa parte do projeto da área de trânsito calmo anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio para a Praia de Iracema no início deste ano. A ideia é que a comunidade conheça a intervenção e participe das discussões sobre o novo desenho urbano para área, que oferece mais condições de segurança para os usuários mais vulneráveis das ruas, além de garantir mais espaço para o lazer e convívio urbano. A opinião dos moradores registradas através de um totem e de pesquisas durante o projeto serão incluídas na intervenção final da área de trânsito calmo.
Todas as ações são realizadas com apoio da Iniciativa Global para o Desenho de Cidades, da National Association of City Transportation Officials (NACTO, na sigla em inglês) parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que desde 2015 apoia a política da Prefeitura de Fortaleza para reduzir mortes e feridos no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário