Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

OTIMISMO IMPERA NO TURISMO CEARENSE

Vamos ser, no artigo desta semana, otimistas, no tocante ao desenvolvimento sustentável do turismo, no Estado do Ceará, mormente em sua capital, Fortaleza, a eterna “Loira Desposada do Sol” e a “Terra de Iracema, a virgem dos lábios de mel”, na opinião dos imortais escritores e poetas cearenses, Paula Ney e José de Alencar. Ser otimista, porém com os pés no chão, recomendável às pessoas de bom-senso.
Prossigamos! Se indagarmos aos secretários do turismo do Ceará (Setur) e da Prefeitura de Fortaleza (SetFor), respectivamente, Arialdo Pinho e Régis Medeiros, se o Turismo, no Estado do Ceará e em Fortaleza, estão numa fase de crescimento, no que diz respeito ao aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo, na alta estação, vindo à Terra de Iracema e ao faturamento , sem dúvida alguma, responderão que sim e afirmarão que o Turismo Internacional  está deslanchando e partindo para promissores horizontes.
Assegurarão, ainda, que tal mudança, em relação aos anos anteriores, deve-se à divulgação do potencial turístico cearense, com belas praias, Sol o ano inteiro, eventos de negócios e culturais, a hospitalidade da população, à aplicação de recursos financeiros e humanos, à melhoria na infraestrutura física de suporte ao turismo, à maior captação de eventos, aos convênios (Hub) com a Air France/KLM/Gol (Hub) e Latam, que possibilitaram o crescente número de voos a Fortaleza e Jericoacoara, trazendo mais visitantes estrangeiros e nacionais. Destaque-se também a requalificação da Avenida Beira-Mar e da Praia de Iracema, iniciada neste mês e com prazo de conclusão para 2020. Com certeza, são importantes e necessários, para colocarem o Turismo do Ceará, na prateleira Brasil afora, e ocupar um lugar de destaque no “ranking do Turismo Nordestino e Brasileiro”.
Bem! Ficamos satisfeito, após ouvir a palestra do secretário de turismo de Fortaleza (SetFort), Régis Medeiros, na última reunião da Câmara Setorial de Eventos, no auditório da Agência de Desenvolvimento do Ceará. Estávamos representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará - a convite da empresária, da Prática Eventos, e presidente da Câmara Setorial de Eventos na Adece, Enid Câmara Vasconcelos, devido às muitas realizações, executadas e em execução, em Fortaleza, que impactarão o Turismo de Fortaleza, englobando o  mercado de eventos, a parte cultural e gastronomia na “Loira Desposada do Sol”.
Continuemos com o positivismo do nosso turismo: segundo foi divulgado, em matéria, no jornal Diário do Nordeste, caderno de Negócios, edição de 28 e 29 de julho de 2018,” Os números já indicam que o presente momento é de elevação no número de viajantes, provenientes da Europa, América do Sul e América do Norte”.  Cita a matéria os países, como Portugal, França, Itália, Estados Unidos, Argentina e Alemanha, como emissores fortes.  Acrescenta a matéria do Diário do Nordeste que a continuidade de prospecção de mais turistas da América do Norte e, atualmente, a atração da Ásia são três pontos essenciais, para estabelecer o Ceará como destino internacional. Isso é excelente, gente! 
Ressalte-se, aqui, (Nosso espaço é limitado), que a previsão, para 2019, é a presença de 400 mil turistas estrangeiros em visita ao Estado do Ceará, número este que representa um avanço, aproximadamente, de 100 mil, se comparado a 2018, segundo divulgado, em um texto da reportagem,  por nós transcrito.  Ante o exposto, lembramos ao leitor-amigo que se trata de previsão e as mudanças poderão não ocorrer, se o futuro governante do Ceará, no ano que vem, não se interessar ou não priorizar o Turismo como uma das suas ações nesse segmento econômico. 
Mas, persistimos no otimismo de que tudo será concretizado. Vale relembrar que Turismo que não se divulga, esconde-se, e que o sucesso de hoje não garante o de amanhã por uma série de fatores internos e externos. Por último, repetido apelo: saibamos explorar, com profissionalismo, ética e transparência, um segmento econômico, cultural e social, que impacta mais de 60 atividades nos três setores da Economia Cearense: o industrial (setor primário); o agropecuário (setor secundário) e serviços (setor terciário).  Avante, pois, governantes e atores da iniciativa privada. Sempre é bom lembrar que, em se tratando de Turismo, é bom pensar grande! Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário