Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2019

15º FESTIVAL MUSICAL DA IBIAPABA - UM ABRAÇO À CULTURA E INTEGRAÇÃO COM O TURISMO

Igreja do Céu, Viçosa do Ceará
Com mais de 40 apresentações musicais, o Mi – Festival Música da Ibiapaba, de amanhã até o próximo dia 27, em Viçosa do Ceará, mostra seu tom com artistas diversos, abraça a cultura local e lança uma integração com o turismo através do roteiro com visita guiada que destaca 26 bens culturais da cidade-cenário do evento.
Envolvendo artistas da capital, da região da Ibiapaba e outros interiores do Ceará, o Festival Mi, em Viçosa do Ceará, dá tom além de voz quando diz “Até o Mi tocar toda Ibiapaba” em sua edição de debute. A noite de abertura do evento contará com as apresentações da Orquestra Estrelas da Serra, de Croatá, além de Fausto Nilo, apresentando-se no tradicional patamar da Igreja da Matriz e Marcus Caffé, que fechará a noite com seu show em homenagem a Humberto Teixeira.
Nas noites seguintes, teremos do rock progressivo da banda Os Bardos, de Tianguá, à música popular nordestina com o Trio Arupemba, de Guaraciaba do Norte, além da pegada eletrônica do Caboco Eletrônico – Di Freitas, de Juazeiro do Norte. Dos nacionais, além do paraense Felipe Cordeiro, teremos a baiana Sanfonástica Mulher Lona, os paulistas Sexteto Mundano e Maiara Morais e Quarteto e o projeto especial paraibano Jackson Racional e os Afrobatuques. Não podemos deixar de citar as participações dos Tesouros Vivos da Cultura, as Mestras Ana Maria, com seus dramas, e Cacique Pequena, da tribo Jenipapo-Kanindé e o Mestre Expedido Caboco, com sua banda cabaçal, que além de participarem da oficina de Cultura Popular, apresentam-se nos palcos do Mi.
DEZS DE APRESENTAÇÕES – Na  programação recheada com mais de 40 apresentações musicais, além de rodas de conversa e exibições de videoclipes, curtas e longas-metragens, a 15ª edição do Festival Mi – Música da Ibiapaba tem suas tradicionais oficinas durante o dia e, durante as noites, a partir das 18h, convida para programação gratuita dividida nos palcos Jackson do Pandeiro e Nação Tabajara, além do Theatro Dom Pedro II e da Feira do Mi.
Os nomes dos palcos refletem duas importantes questões do evento: a homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro, famoso pela sua irreverência e criatividade musical, em palco que leva seu nome e a conexão com a cultural local que busca mostrar a riqueza artística da Ibiapaba no palco Nação Tabajara, uma parceria com o Estúdio Mangaio, responsável por esta curadoria. Dos 32 artistas e bandas presentes nesta edição, 19 são do interior do Ceará.
ROTEIRO “MEMÓRIAS DE VIÇOSA DO CEARÁ” - Aproveitando o cenário cheio de belezas materiais e imateriais que Viçosa do Ceará oferece a cada ano, nesta edição comemorativa, o Festival Mi lança o Roteiro “Memórias de Viçosa”. Uma oportunidade de conhecer a cidade que emana sons e melodias de tempos distintos impressos em cada fachada, em cada patrimônio arquitetônico e paisagístico que dão a dimensão material das memórias e afetos dos seus moradores e visitantes.
Trata-se de uma visitação guiada a 26 bens culturais relacionados ao campo do patrimônio cultural e memória da cidade que ocorrerão nos dias 21 (domingo), 23 (terça-feira) e 26/ (sexta-feira) em dois turnos (9h às 12h e 14h às 17h) com saída programada no patamar da Igreja da Matriz em grupos de 25 pessoas por turno.
Feira do Mi - Além de convidar o público a viver a música e os bens culturais, o Festival Mi ainda oferece a oportunidade do público de se inspirar com o artesanato e a gastronomia da Serra da Ibiapaba. Com aulas-shows, exposição de produtos como mel, café, cachaça, flores e orgânicos, a Feira do Mi acontece de 25 a 27 de julho, de 18h às 23h.
O 15º MI – Festival Música da Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Dragão do Mar,  em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e conta com parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará e do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário