Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 19/07/2019

ROGACIANO LEITE, UM TROVADOR GENIAL – Numa das páginas deste dição de Rota do Sol há a notícia de que, em São José do Egito, no sertão pernambucano, está ocorrendo a 1ª Feira da Poesia Popular do Pajeú, evento que reúne as maiores expressões da poesia genuína da região nordestina. Estranhei que entre os homenageados não estivesse o genial poeta Rogaciano Leite, que sempre pensei ser de São José do Egito, pois ele próprio em algumas ocasiões dizia ser de lá. Pesquisei para tirar a dúvida e logo encontrei que  nascera em Itapetim, município distante de lá 15 quilômetros, conhecida como “Ventre imortal da poesia”.  O fato me fez recordar dos momentos em que conheci Rogaciano e da felicidade de tê-lo como colega e amigo.  A primeira vez que o vi foi num começo de tarde na redação do jornal “O Nordeste”, se não me engano em 1945. Estava acompanhando o dr. Andrade Furtado, redator chefe, na revisão do seu artigo que seria publicado no dia seguinte. Eis que, como um trovão, um jovem alto e bem postado se anunciou em versos para o meu Chefe, início de um diálogo. Foi um momento marcante. Logo soube que ele se punha à disposição para colaborar com o jornal com matérias de sua lavra. Dai em diante o destino nos pôs lado a lado, não apenas no jornalismo mas em estudos acadêmicos e rodas boêmias. Foram anos de uma convivência saudável e que muito me alegraram e enriqueceram. Lembro que, para concorrer ao vestibular da primeira turma da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, dos Irmãos Maristas, ali na Avenida Duque de Caxias, ele apresentou um seu livro, julgado suficiente pela Comissão da Faculdade, já que não possuía documento de educação formal do Curso Secundário. Também me vem à mente que Rogaciano foi aprovado em Português no vestibular, não por que tivesse respondido satisfatoriamente as questões de gramática, mas pela sua redação sobre o vício da embriaguez, assunto recorrente pois os cinemas estavam exibindo um filme (Farrapo Humano) sobre o assunto, estrelado por Ray Miland (era este mesmo nome do astro principal?). Também saltam à memoria que o Poeta não era frequente às aulas, pois tinha que se virar viajando Brasil afora apresentando sua delicada, mas forte mensagem poética. Quando regressava às aulas, solicitava os polígrafos que haviam sido distribuídos das diversas matérias do curso de letras que junto fazíamos. E o danado, para minha surpresa, num piscar os lia e decorava o que estava dito. Finalmente, em 1949, na Turma Tristão de Athayde, lá estávamos eu o Rogaciano Leite. Não sei como terminar agora estas mal traçadas linhas, pois a vida do Amigo que cedo se foi é rica de acontecimentos notáveis, de suas reflexões, do seu amor pela vida e pelas mulheres. É uma tarefa para os escritores notáveis deste nosso Nordeste,   com o engenho e a arte apregoada por Camões.
PROJETO PÔR DO SOL - Os músicos apresentaram um repertório variado, com MPB, forró, clássicos do cinema, entre outros
Cerca de 3 mil pessoas, entre fortalezenses e turistas, conferiram o retorno do Projeto Pôr do Sol no último domingo (14), no calçadão da Avenida Beira Mar. A iniciativa da Secretaria Municipal do Turismo, contou com a apresentação musical do pianista Felipe Adjafre, da cantora Nayra Costa, semifinalista do programa The Voice Brasil, e do saxofonista Thyago Lima.Os músicos apresentaram um repertório variado, com MPB, forró, clássicos do cinema, Beatles, Amy Winehouse, entre outros. A aposentada Erivany Soares conta que não perde uma apresentação do projeto e se mantém informada sobre os eventos pelos jornais ou pelas redes sociais da Setfor e de Felipe Adjafre. ssa é imbatível”, destacou.Na avaliação do titular da Setfor, Alexandre Pereira, o retorno do Projeto Pôr do Sol foi um sucesso.
LIXO NAS PRAIAS PIAUIENSES - É comum nesse período de férias o fluxo de turistas aumentar na região litorânea do Piauí. Já pensando no resultado após a alta temporada, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) orienta os turistas e também comerciantes que trabalham no local para manter a limpeza e fazer com que o litoral piauiense, mesmo sendo o menor do Brasil, continue sendo reconhecido por sua beleza. 
Na segunda quinzena de julho, durante o período de ações das férias dos órgãos estaduais no litoral, uma equipe da Setur irá circular pelas praias para conversar e conscientizar os turistas sobre o lixo. As praias da Atalaia e Coqueiro, em Luís Correia; Barra Grande, em Cajueiro da Praia; Ilha Grande e Pedra do Sal, em Parnaíba, são as mais frequentadas. 
Além da conscientização sobre o lixo, outro trabalho importante no litoral é feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar) que traz a Campanha “Veículos na Praia, Não!”, voltada sobre os riscos do trânsito de veículos nas praias tanto para as tartarugas, quanto para as pessoas. O litoral do Piauí é uma importante área de desova de cinco espécies de tartarugas marinhas, todas ameaçadas de extinção, sendo o tráfego de veículos na praia ameaça total à biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário