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quarta-feira, 24 de julho de 2019

CCSALVADOR JÁ TEM CONCESSIONÁRIA ASSEGURADA

O Centro de Convenções de Salvador, que está sendo construído no espaço conhecido como Aeroclube, pela Prefeitura, (em frente à localização do antigo CC) tem a sua inauguração assegurada para o final deste ano, tanto em virtude do adiantado das obras, que garante o cumprimento do cronograma, bem assim por já contar com a concessionária que o irá administrar.
É que, procedida a licitação, conforme determina a legislação específica, já é conhecida a empresa vencedora: a francesa G.L. Events. Foi ela que venceu a licitação para a concessão do novo Centro de Convenções da capital baiana. É sabido de que, com o desabamento de parte do antigo equipamento – que é do Estado – o turismo da cidade ficou sem o apoio do importante instrumento.
A questão já está oficializada com a publicação pelo Diário Oficial do Município do resultado da licitação. Por estes dias deverá estar sendo, inclusive, assinado o contrato entre a Prefeitura e a empresa francesa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, cujo titular é CLÁUDIO TINOCO.
O contrato estabelece, dentre outros detalhes, que o prazo da concessão, através do qual a empresa se habilita a estar à frente do Centro de Convenções, será de 25 anos. A par dessa providência, seguidamente, inclusive, o Prefeito ACM Neto promove a vistoria das obras a fim de acompanhar o cumprimento do cronograma, para que o prazo de inauguração ainda este ano seja cumprido.
Entre os deveres destinados à concessionária, incluem-se, por exemplo, a garantia, primeiro, da gestão, bem assim da manutenção do prédio e de todo o seu mobiliário, além da empresa assumir a responsabilidade pela estratégia de comercialização do CCS, o que implica, inclusive, na permanente atração de grandes eventos que irão movimentar a cidade, no particular.
Entre os diversos dispositivos que, no documento formal, obrigam a concessionária, durante o período estipulado, está a outorga que fixa mais de R$10 milhões. Além disto a G.L. Eventos deverá assegurar o investimento de cerca de R$15 milhões, que se destinarão, tanto à parte de aquisição de todo o equipamento necessário ao funcionamento do CC, como de todo o mobiliário, além de assegurar as ações destinadas à captação de eventos.
O contrato ainda estabelece que, a partir do sexto ano de sua administração, a G.L. Events obriga-se a pagar à Prefeitura o que é considerado como uma outorga variável, a qual estará correspondendo a 5 por cento de toda a receita bruta consequente dos eventos que ali sejam realizados.
 Segundo o que afirma o Secretário Tinoco, a conclusão da licitação ainda em junho passado foi fato da maior importância para que esteja assegurada a entrega do equipamento ainda no final deste ano. Entende o Secretário que, em virtude dessa legalização, a própria concessionária G L deverá estar aliada para agir conjuntamente com o consórcio construtor do Centro de Convenções, objetivando a agilização das obras, com vistas a assegurar o cumprimento dos prazos, qual seja, a conclusão até o final deste ano.
Originária de Paris, a empresa G. L. Events foi constituída propriamente no Brasil há vários anos, o que está lhe valendo a administração de outros equipamentos no país, a exemplo do Rio Centro, no Rio de Janeiro, e do São Paulo Expo.
Com o avanço da obras, o equipamento no Aeroclube já vem se destacando para a população da cidade e para os que lhe visitam, diante da característica que é constante do seu projeto de origem, com a condição de multiuso. Sobretudo porque o novo Centro de Convenções de Salvador terá a capacidade de realizar eventos simultâneos que lhe concedam a presença de até 14 mil pessoas, seja em congressos e convenções, ou outras promoções.
Quem está vibrando com essas notícias é a comunidade turística da Bahia, que está na expectativa de retornar aos áureos tempos em que a capital baiana era uma das líderes no país na captação de ventos nacionais e internacionais.
Ao lado da chegada do novo Centro de Convenções Municipal, a cidade conta também com a ampliação do seu aeroporto, o que lhe está valendo, inclusive, a instalação de um novo equipamento, que é a atual novidade: a recente instalação da mais nova loja, a DFA Shop, que constituirá num dos elementos de atração da população soteropolitana.
No seu esforço por estimular o desenvolvimento do turismo em Salvador, o Prefeito anuncia novos voos de Santiago do Chile para a Capital baiana. Esta é uma ação que a Prefeitura desenvolve em conjunto com a Salvador Bahia Airport, além da própria companhia aérea Sky Airline.
Um elemento que estimula a iniciativa é que o Chile se apresenta como o maior emissor de turistas para Salvador, mesmo sem existir qualquer voo direto que ligue aquele país à cidade baiana. O objetivo, então, da Prefeitura é que com um novo voo direto haja uma intensa aceleração da vinda de chilenos para a Bahia. 
Do anúncio dessa nova ação municipal participaram, ao lado do próprio titular da Prefeitura, o Secretário Municipal de Turismo, bem assim o diretor comercial da Bahia Airport, Marc Gordien, além dos representantes da própria companhia aérea Sky Airline, Renata Robbio e Stefano de Luca, ela Coordenadora de Assuntos Corporativos e ele Coordenador de Vendas Internacionais da companhia aérea. 
Uma outra questão que está deixando em alerta a comunidade turística é que o Governador do Estado informou viagem a São Paulo a fim de tentar conseguir captar aliados para a sua ideia de construção de um novo Centro de Convenções. E Sua Excelência ainda persiste com a intenção de destinar esse equipamento para a Cidade Baixa, o que foi condenado, anteriormente, por todos os empresários e profissionais experts dos diversos segmentos do turismo baiano.

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