Nesta semana, nossos comentários são a respeito de um livro, escrito pela empresária de eventos e presidente do Skal Nacional, Priscila Cavalcanti, casada com Epitácio Vasconcelos, presidente do Skal de Fortaleza, de cujo matrimônio nasceu Malu Cavalcanti, mestre de cerimônias pela empresa Priscila Eventos. O casal atua, também, no ramo imobiliário. Mas, vamos ao que interessa. A obra literária, impressa em papel de qualidade, tem o seguinte título: Pinceladas com Deus...Um guia de Luz...e os Prelúdios: Turismo Religioso no Ceará e As Correntes Religiosas.
A aquisição do retrocitado livro deu-se, quando da comemoração dos 40 anos de fundação do Skal Internacional de Fortaleza; do primeiro ano de criação da Academia Cearense de Turismo (ACTur), presidida pelo engenheiro civil Pedro Carlos da Fonseca, por sinal, coordenador do Fórum de Turismo do Ceará, no dia 12 de julho de 2019, na reunião/almoço, no restaurante Dallas Grill, avenida Dom Luís, em Fortaleza-CE, da qual participamos, representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará).
Em seu livro, Priscila, inicialmente, faz um retrato sobre a origem de sua família, que denominou Clã dos Martins Cavalcanti (na 4ª geração), que, na sua visão, “Busca a redenção do perdão e a prosperidade da amizade e do amor em forma de comunicação familiar”. Deleitamo-nos com a leitura de vários pensamentos, a exemplo, do Padre Antonio Vieira, Papa Francisco, Oscar Wilde, Victor Hugo, Miguel Cervantes, Fernando Pessoa e Mário Quintana. Esclarecemos não ser possível transcrevê-los, caro(a) leitor(a), visto o espaço ser limitado.
Sobre os 10 Mandamentos da Família, criados por ela, registramos os seguintes: o segundo “Ame-se, confie em si mesmo e em sua família, e ajude a criar um ambiente de amor e paz a seu redor”. O sétimo; “Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm a dizer”. O oitavo: “Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo”. O nono: ”Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser, denuncie coisas erradas, não se omita”.
Numa linguagem acessível, Priscila abordou, em capítulos interessantíssimos, o maior transtorno do Século XXI, isto é, PAIS ÓRFÃOS DE FILHOS; Vida e suas interpretações e os “Messias Cearenses”. Observando o sumário da obra, procuramos ler, de imediato, os que mais nos chamaram a atenção: Turismo Religioso no Ceará; Como Tudo Começou; o Litoral Cearense, o Padroeiro São José; Viajando pelo Nosso Ceará; Desabafo de Uma Leiga; Reflexões Profundas; e Mulheres.
Prosseguindo, detivemo-nos na leitura do que registrou, magistralmente, sobre as Correntes Religiosas, especificando a Religião no Mundo para o Ceará; Religiões do Ceará para o Mundo Afora; Glossário Religioso; os livros a Bíblia Sagrada e as Pinceladas com Deus; e Minhas Resenhas. Há outros temas importantes, em seu livro, porém nos referimos aos que, na nossa modesta opinião, aumentaram nossos conhecimentos. Enfim, são lições ricas de informações, além de dignificantes, para um jornalista profissional, com incursões, na Imprensa de Turismo, sem falar do setor agrícola, há 41 anos, como assessor de comunicação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que trabalhou cinco anos em três cidades do interior cearense.
Bem! O que escreveu, convincentemente, Priscila Cavalcanti somente pode ser constatado, é evidente, lendo as 362 duas páginas do Pinceladas com Deus...e outros temas. Ah! Somos católicos, todavia não praticante, apesar de termos passado cinco anos, estudando no vetusto Seminário da Prainha, em Fortaleza, que, parodiando frase do compositor e cantor Gilberto Gil, deu-nos régua e compasso na vida. Ao bom entendedor – como se diz popularmente – meia palavra basta.
Após ler seu livro, resta-nos parabenizar a carismática figura humana, que é Priscila Cavalcanti, profissional competente, atuante, comunicativa, educada, festiva, e que sabe valorizar as pessoas honestas e o que é construtivo, na existência, dando bons exemplos à sua família, ao vasto círculo de amigos e aos admiradores. Por último, dizer-lhe que valeu adquirirmos sua obra literária e torcer para que escreva outras sejam publicadas, que nos encantem e ao público de modo geral. E, agora, uma recomendação de sua autoria: ”Ande sempre de mãos dadas com fé e com a vida”. Ótimo fim de semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário