O Centro de Convenções que será inaugurado neste fim de ano em Salvador já tem programada para o segundo semestre de 2020 a realização do “AFROPOUNK”, que é um dos maiores festivais de cultura negra do mundo. Esta será a primeira edição do evento no Brasil, uma vez que já vem ocorrendo no Brooklyn, em Nova York, bem assim já aconteceu a sua realização em várias outras partes do mundo, a exemplo de Paris, Atlanta, Londres e Johanesburgo.
A sua grande importância circunscreve-se sobretudo pelo prestígio que goza em ser reconhecido pela missão de promover a liberdade e de ser um transformador social, ainda igualmente ser referência para moda, arte, economia criativa e empreendedorismo negro. Sua realização vem ocorrendo regularmente desde 2005.
Quem deixou vazar a informação foi o cantor Fiori, que é irmão do “rapper” Emicida. A notícia, no entanto, foi confirmada pela Secretaria Municipal de Turismo.
O importante como fator de ligação do AFROPUNK com o Brasil, mais especificamente com Salvador, decorre da oportunidade em que o co-fundador do grupo, Matthew Morgan, veio conhecer o Carnaval soteropolitano, oportunidade em que travou conhecimento com a “Batekoo”, que é a festa que se realiza no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, há 5 anos.
O momento foi precisamente o evento de despedida que aconteceu naquele bairro e que se destinava a homenagear um dos seus organizadores, que não era outro que não Wesley Miranda, jornalista, designer, produtor e DJ. Na oportunidade, o igualmente jornalista, produtor, designer Maurício Sacramento tentou pôr em prática o seu projeto de uma festa que fosse realizada por e para os negros. O sucesso foi absoluto, então, estendendo-se até ao Carnaval de São Paulo através de um trio elétrico.
De referência ao Centro de Convenções que está sendo construído pela Prefeitura de Salvador no “Aeroclube”, as obras já se encontram na fase de acabamento, com a instalação de vidros e pastilhamento azul na fachada. O mês de setembro foi encerrado com o registro da conclusão de 80% das obras. E a Prefeitura confirma o prazo de entrega do CC totalmente concluído para o mês de dezembro.
Quem vai administrar por 25 anos o Centro de Convenções de Salvador é o grupo francês GL Events, que vem demonstrando largo entusiasmo com o andamento da construção, bem assim com o destaque estético do prédio.
É que o novo CC disporá de um total de 50 espaços, todos moduláveis com o objetivo de permitir uma flexibilização na realização de eventos de natureza diversa. O terreno dispõe de nada menos do que 37 mil metros quadrados e a edificação está montada em três pisos. Diante da sua grandiosidade, é considerado como o terceiro no país, levando em consideração ser uma estrutura municipal. A sua capacidade será para até 14 mil pessoas, considerando a parte interna, e 20 mil, levando em conta a parte externa.
A sua constituição definirá duas praças destinadas a exposições, sendo que o acesso para os diversos pisos ocorrerá através de seis escadas rolantes, bem assim de seis elevadores. Além disto, o seu interior contará com oito auditórios, todos igualmente moduláveis e com dimensão de 800m² cada um.
Ao lado disto, serão seis salões com dimensão de 522m², cada qual, ao lado de 12 salas outras com espaço de 236m² cada, além de 28 espaços destinados a reuniões. Estes poderão ser transformados em camarotes seja para os eventos externos, que estarão voltados para o mar, bem assim para aqueles que venham a ser realizados internamente.
Um pormenor muito importante decorre do fato de que a nova campanha promocional de Salvador, elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo, estará usando a inventividade e a diversidade da música da Capital baiana destinada a promover a cidade como destino internacional. Trata-se do “Follow The Music”, cuja base é inteiramente digital e a sua divulgação já teve início, através do site salvadordabahia.com, como da mesma sorte que nas redes sociais Visit Salvador da Bahia.
Essa campanha fundamenta-se no fato de a música ser um dos principais patrimônios culturais de Salvador, integrando a riqueza do seu povo. Um vídeo que leva o título de “Follow The Music”, ou seja, siga a música e venha conhecer Salvador. E proporciona seguir os ritmos e os sons da cidade que tem a sua grande marca na diversidade, tal é a riqueza da sua cultura, bem assim do seu próprio povo.
A verdade é que a GL Events já conta com nada menos do que cerca de 30 eventos objetivados para realização no novo CC. A empresa, por sinal, dispõe de larga experiência no setor, porquanto é a mesma que administra, também, o Riocentro e a Jeneusse Arena, no Rio de Janeiro, como também a São Paulo Expo.
Alguns dos eventos já catalogados para realização no próximo ano na agenda da empresa são: Congresso Nacional de Hotéis, Feira SuperBahia, como a Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, além da Bienal do Livro e o próprio Festival Afropunk.
Dentre todos os equipamento de que contará a “nova casa”, destaca-se, também, o restaurante que funcionará, inicialmente, apenas durante os eventos, com gerenciamento da própria GL Events. Um outro detalhe é que a parte voltada para o mar, local que se destinará aos grandes espetáculos, não contará com muro na área que se situa entre a calçada e a ciclovia na orla, mas disporá de um gradil que permitirá uma total visão da beleza azul do Oceano Atlântico.
Ao lado de toda essa estrutura, dará sustentação aos grandes eventos que ali se realizarão, um estacionamento com capacidade para 1.400 vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário