Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

MARAVILHOSA ESTADA, CAROS TURISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS

Iniciamos o artigo desta semana, escrevendo que ficamos admirados, ao ir, na companhia da filha Arusha Kelly e do genro João Paulo, na companhia, também, das sobrinhas paulistanas Shirley Cleane e sua filha Evenly Laís, que vieram conhecer familiares de Fortaleza e a capital do Ceará, pelo número de frequentadores, ao longo da Praia do Futuro, especialmente, na barraca Chico do Caranguejo, onde passamos algumas horas de puro lazer. Era um dia da semana e esperávamos não ver tanta gente, devido à divulgação de fatos negativos, no tocante à Segurança Pública e sujeira, na metrópole e alguns municípios cearenses, inclusive com repercussão nacional pelos jornais impressos, canais de TV, emissoras de rádio e mídias sociais.
No artigo anterior, comentamos que os fatos desagradáveis, ocorridos na capital e no interior do Estado, cometidos pelas facções, não evitaram que turistas deixassem de visitar Fortaleza e outros atrativos, localizados no litoral, serra e sertão.  A prova inconteste foi ver pessoas, de vários Estados, e estrangeiros, desfrutando o que a hospitaleira “Loira Desposada do Sol” tem de belo, útil e agradável, para deixá-los encantados e com vontade de retornar na próxima alta estação, isto é, em julho. Estivemos, ainda, na barraca Croco Beach, onde constatamos muitas pessoas, de fora e nativas, com crianças, adolescentes e idosos, curtindo memoráveis horas de lazer, tomando banho de mar, ou no parque aquático, sem falar de uma sauna ali instalada.
E por que o expressivo número de turistas, de diversos Estados do Brasil e do exterior, veio visitar Fortaleza e cidades do interior cearense, mormente os do litoral e serras? Evidente que movidos pela divulgação, boca a boca, dos que estiveram por aqui e pela propaganda, efetuada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e pela Secretaria do Turismo de Fortaleza (SetFor), além de algumas organizações da iniciativa privada, pelo Brasil afora e nas principais Feiras Internacionais, a exemplo da Espanha e Itália, com apoio irrestrito dos Secretários Arialdo Pinho (Estadual) e Régis Medeiros (Municipal), apoiados pelo governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio. É o que sempre estamos a repetir: Turismo que não se anuncia, esconde-se. 
Para nós, o Turismo do Ceará tem de estar, permanentemente, em Rede e na Rede. Ao bom entendedor, meia palavra basta, como diz o adágio. O interesse dos governantes, incluindo alguns prefeitos de cidades interioranas, é fundamental para o desenvolvimento sustentável do Turismo do Ceará. Sem dúvida que existem investimentos, na infraestrutura física de apoio ao turismo, todavia mais recursos devem ser aplicados na ampliação e recuperação de rodovias estaduais e federais, no saneamento básico, na limpeza e segurança públicas, na área da saúde e da educação, na repintura de monumentos históricos, estátuas e praças, a fim de que os nativos e visitantes sintam-se satisfeitos e elogiem o que lhes é oferecido pelas iniciativas pública e privada. 
Agora, deve haver preocupação, outrossim, com a qualificação da mão de obra, na prestação de serviços, nas barracas de praia, restaurantes, bares, casas de shows, boates, hotéis e em outros ambientes, pois a inexistência de ótimo atendimento, afugentará turistas e a população dos locais, onde a má prestação de serviços for constatada. Sempre repetimos, em nossos artigos, que turistas e pessoas, residentes em terras alencarinas, não apreciam ver sujeiras, mendigos, sobretudo crianças, pedindo esmolas e limpando vidros de carros, às vezes, drogadas, podendo até praticar assaltos.  Isso causa mais espanto e reprovação por parte de quem vem de países desenvolvidos.
Não vamos estender o artigo, haja vista o espaço ser restrito a poucas linhas. Mas, ficam registradas as observações, mormente pela presença de turistas, mesmo com os problemas de segurança pública e de limpeza, que Fortaleza está enfrentando e que - temos certeza – serão superados, brevemente, com o policiamento ostensivo das Forças Armadas, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, pondo ordem pública, ao que estiver sendo motivo de transtorno à população e aos visitantes. Parabéns aos governantes, pelas drásticas medidas tomadas, visando evitar o domínio da bandidagem, que apavora todo mundo, impedindo que o medo se alastre pelo território cearense. Afinal, o Ceará deve ser sempre referência nacional, em termos de segurança, educação, saúde e de turismo. Leitor-amigo, obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário