Autoridades na abertura da Feira |
Madri, capital da Espanha, desde a última quarta-feira, 23, tem a edição mais internacional de quantas já aconteceram, e vem sendo foco de atenção da comunidade internacional de turismo com realização da Fitur, a Feira Internacional de Turismo, organizada pela IFEM . O evento deste ano, que terminará depois de amanhã, domingo, é maior do que nos anteriores, tanto em termos de participação, em âmbito internacional, quanto em seu novo conteúdo, em linha com o crescimento recorde do setor, na Espanha e no mundo.
A edição que se está desenvolvendo tem como foco a sustentabilidade, especialização e novas tecnologias, características que estão transformando o setor e que será o tema central de uma forte oferta voltada para melhorar a gestão do turismo, os contatos comerciais e a promoção de destinos e experiências de viajantes..
Além disso, o evento deste ano acontece em um contexto de crescimento mundial para o setor. Segundo dados da OMC, os destinos mundiais receberam 1.000 milhões de turistas internacionais entre janeiro e setembro do ano passado, um crescimento de 5% ano a ano. A Espanha recebeu 78,4 milhões de turistas estrangeiros nos onze primeiros meses de 2018, com um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior, gerando receitas de 84,811 bilhões de euros.
NÚMEROS - As condições favoráveis de negócios que esses números indicam estão bem refletidas no FITUR 2019 , que agora atrai 886 expositores , um crescimento de 8,3%, e 10.487 empresas de 165 países e regiões .
A presença espanhola cresceu 6% e a participação internacional, que já detinha uma participação de 55% na FITUR , cresceu 11%. Agora, a FITUR tem mais de uma dúzia de novas adições, como as delegações oficiais de Djibouti, Finlândia, Emirado de Ras al-Khaimah e Serra Leoa, além de expositores das Ilhas Cook , da antiga República Iugoslava da Macedônia, do Paquistão, Papua Nova Guiné, Polinésia Francesa, Sérvia e Suécia
No geral, a Fitur ocupa 67.495 m², 2,5% a mais que no ano passado, e este ano inclui o Salão 2 para mostrar os destinos do Oriente Médio. Isso significa que o Hall 4 agora pode ser dedicado à Europa, uma das regiões que mais cresceram. As outras áreas mantêm sua configuração usual: América no Hall 3; África e Ásia-Pacífico no pavilhão 6; Empresas, Tecnologia e Negócios Globais no Hall 8; Fóruns de Promoção e Associações no Pavilhão 10, e Órgãos Oficiais Espanhóis nos salões 5, 7 e 9.
Com base nas atuais e otimistas previsões do setor, o FITUR 2019 espera superar os 251.000 participantes do ano passado , um número recorde que incluiu 140.120 visitantes de todo o mundo que chegaram à última edição. Isso também motivou a expansão do programa para compradores internacionais da FITUR , especialmente o setor MICE, com o novo FITUR MITM - MICE & BUSINESS.
CIMET 2019 - A edição que ora se desenvolve abrigou a 22ª Conferência Ibero-Americana de Turismo, CIMET 2019, que reuniu ministros de turismo e empresários da Ibero-América na véspera da FITUR , e o programa organizado pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO). durante a FITUR , que, entre outras atividades, incluirá a etapa final da CONCORRÊNCIA AO COMEÇO DA UNWTO. Há também a cerimônia de assinatura do acordo entre a UNWTO e o Centro Culinário Basco para a realização do Quinto Fórum Mundial sobre Turismo de Alimentos e o Workshop sobre Produtos, Pessoas e Política: Entendendo o Sucesso do Turismo Asiático , entre outros eventos.
FINAL DE SEMANA - Neste fim de semana, além das atividades em torno do FITUR LGTB , FITUR FESTIVALS e do novo FITUR IS MUSIC , haverá o FITUR MINDFUL TRAVEL . Este evento é sobre turismo transformador e sustentável, e nos dias 26 e 27 de janeiro cobrirá tendências da Espanha e do mundo que reúnem diferentes formas de modelos de turismo conscientes e transformadores.
HOMENAGEM AO CEARÁ – Participando ativamente da Fitur, o turismo de Ceará, por ocasião da feira, recebeu significativa homenagem prestada pela conceituada firma brasileira Rossi & Zorzanello, promotora do Festuris. O prêmio Silvia Zorzanello foi entregue ao secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, pelo CEO FESTURIS, Eduardo Zorzanello, que exaltou o Estado como contribuínte decisivo para o progresso e desenvolvimento do turismo do Brasil;
Nenhum comentário:
Postar um comentário