Na verdade, leitor-amigo, podemos afirmar, embora alguns senões necessitem serem banidos, que o Turismo do Ceará atravessa uma fase - não vamos dizer excelente - porém boa, atentando-se para o que vem sendo realizado, em sua infraestrutura de suporte a esse segmento socioeconômico e cultural, incluindo, é evidente, a promoção, aqui e além-fronteiras, dos seus atrativos naturais e construídos pelas mãos de pessoas criativas, como nosso Artesanato.
E vem a indagação: a quem devemos as benfeitorias retrocitadas? Claro que ao ex-governador Cid Gomes e ao atual governador Camilo Santana, por intermédio da Secretaria do Turismo, na pessoa do secretário Arialdo Pinho, administrador de visão, à sua equipe de trabalho (ninguém faz nada sozinho), ao prefeito Roberto Cláudio, com seu apoio ao titular da SetFor e aos auxiliares, não nos esquecendo de incluir, também, o destacado trabalho dos representantes de várias entidades do trade turístico. Que continuem a respirar turismo por 24 horas do dia! Sigam, pois, o exemplo de Gramado-Rio G. do Sul.
Deixando de lado os elogios, sem laivos de puxa-saquismo, reconheçmos mais uma iniciativa do Governo do Estado, ainda quando era secretário estadual do Turismo, o atual prefeito de Aracati, Bismarck Maia, que, em cuja gestão, foi erguido o maior e mais bem aparelhado Centro de Eventos do Brasil, referindo-nos ao do Ceará. Com larga e atuante vivência no turismo e na política, Bismarck foi diretor da extinta Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará (Coditur), na qual trabalhamos, por um ano, na Assessoria de Comunicação, na companhia de outros abrajetianos, como Ivonildo Lavôr, titular da Ascom, o falecido José Mário Pinto e Augusto Oliveira, remanescentes da extinta Empresa Cearense de Turismo (Emcetur).
Destaque-se que o prefeito municipal de Aracati possui, sim, larga experiência em Turismo, visto ter sido proprietário de uma agência de viagens, em Fortaleza, e diretor de Economia e Fomento da Embratur, se não nos falha a memória. Ante o exposto, quando assumiu a prefeitura de Aracati, dissemos que tinha tudo, para dinamizar as atividades do turismo aracatiense, em parceria com a iniciativa privada, haja vista que Turismo deve ser uma atividade com pluralidade de ideias, de esforços, de ações construtivas e não de individualismo, sem falar da vigência de princípios éticos, de transparência em tudo e profissionalismo nas menores ações. E tem mais: Turismo não é para beneficiar e enriquecer uma minoria e, sim, proporcionar melhores condições de vida à população dos polos turísticos e aos que os visitam.
Bem! Bismarck Maia, buscando valorizar o turismo de sua terra-natal, deu o pontapé inicial, com apoio dos ex-governadores Cid Gomes e atual Camilo Santana, em sua segunda gestão, para construir o aeroporto de Aracati, denominado Canoa Quebrada, nome de uma das belas praias daquele município, famosa pelo Brasil afora e no exterior, somente perdendo para a de Jericoacoara, uma das dez mais lindas do Universo, segundo, há anos, divulgou o jornal New York Times, situada no Litoral Oeste do Ceará, onde opera o aeroporto de Jeri, porém, no município de Cruz, a poucos quilômetros da sede municipal.
Na terça-feira passada, 26 de fevereiro de 2019, a Companhia Aérea Azul fez seu voo inaugural ao aeroporto Canoa Quebrada, com a presença do governador Camilo Santana, do secretário estadual do turismo, Arialdo Pinho, do prefeito de Aracati, Bismarck Maia, e secretários municipais, de representantes do trade turístico cearense, autoridades convidadas das esferas federal, estadual e municipal e dos municípios vizinhos, sem falar de populares e da Imprensa. Foi uma solenidade bastante prestigiada e importante para o Turismo de Aracati e para outros negócios, que impactam a sua economia e cultura.
Como ex-presidente e um dos dirigentes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), parabenizamos o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracati e outros órgãos das iniciativas pública e privada por mais uma conquista, no litoral leste do Ceará, em termos turísticos, mediante voos da Azul, semanalmente, trazendo turistas, para conhecerem o que Aracati tem de belo, útil e agradável, para lhes oferecer, quando de suas permanências, naquele município, deleitando-se com a beleza das praias de Canoa Quebrada, Majorlândia, para citar as mais visitadas.
Com o funcionamento do Aeroporto Canoa Quebrada, as atividades econômicas, culturais e sociais de Aracati serão mais implementadas, haverá mais empregos, mais moeda circulando, mais cuidados com o saneamento básico, segurança pública, limpeza e iluminação, conservação de praças, monumentos, ruas e avenidas, placas indicativas de acesso a pontos turísticos, sinalização horizontal e vertical, facilitando o tráfego de veículos e a circulação de pedestres. Ah! Capacitação da mão de obra, fundamental na prestação de serviços aos turistas e aos nativos, e a constante divulgação dos seus atrativos, visto turismo que não se anuncia, esconde-se. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário