Guarulhos - São Paulo |
A Agência Nacional de Aviação Civil iniciou na segunda-feira (25/02) a Operação Carnaval nos seis aeroportos mais movimentados no período. A Operação ocorrerá até o dia 9 de março, quando acaba o pico de movimentação pelo feriado nos principais aeroportos.
Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Recife e Salvador terão as operações de monitoramento e fiscalização intensificadas pela ANAC, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, do Comando da Aeronáutica, e a Secretária Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura (Minfra).
Durante o período da Operação Carnaval, as companhias aéreas se comprometeram a adotar medidas de contingência para facilitar o grande fluxo de passageiros neste período. Manter a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, o aumento no efetivo de tripulação e o reforço no treinamento das equipes de solo, foram algumas das medidas já indicadas pelas empresas.
Direito dos Passageiros - A ANAC informa ainda que, pela Resolução nº 400/2016, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voos e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação de acordo com o horário para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas, a empresa deverá oferecer hospedagem quando houver necessidade de pernoite. Nos casos de preterição, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material.
Se o problema persistir, recomenda-se registrar reclamação no canal www.consumidor.gov.br.
(Com a ANAC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário