Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

FESTIVAL DE JAZZ E BLUES - NO CARNAVAL, EM GUARAMIRANGA E AQUIRAZ – DEPOIS, EM FORTALEZA

Terrie Odabi atração internacional
A cidade de Guaramiranga, no Ceará, há anos é o destino certo para quem curte a combinação do agradável clima serrano com a riqueza dos gêneros musicais do Festival Jazz & Blues, que há 20 anos marca os dias de Momo. De 2 a 5 de março de 2019, o maior festival de jazz e blues do Nordeste chega à 20ª edição com muitas horas de jazz, blues e outros sons instrumentais afins, interpretados por uma diversidade de artistas nacionais e internacionais que compartilham do prazer de interpretar e ouvir boa música.
Além dos quatro dias em Guaramiranga, a 20ª edição vem com a novidade de dois dias de programação simultânea também em Aquiraz, cidade praiana na Região Metropolitana de Fortaleza. Será no sábado e domingo, dias 2 e 3, no Teatro da Tapera das Artes. Após a quarta-feira de cinzas, vai ter festa de encerramento no outro sábado, 9 de março, no centenário Theatro José de Alencar, no centro da capital, ao som de muito blues.
Há mais novidade nesta edição. O Festival lança este ano um aplicativo que contará com toda a programação, fotos e informações sobre cada atração. 
Apresentado pelo Ministério da Cidadania, com Apoio Institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Theatro José de Alencar, Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Prefeitura Municipal de Aquiraz, o 20° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: Cagece e Cegás. 
Grupo O Som da Montanha
ARTISTAS CONSAGRADOS -  Muitos nomes vão abrilhantar esta edição especial do Jazz & Blues. Um dos destaques é o Trio Jobim, formado Paulo Jobim (violão), Daniel Jobim (piano), respectivamente filho e neto de Tom Jobim, e pelo renomado baterista Paulo Braga, que foi integrante da “Banda Nova”, de Tom. O carioca Guinga é outro importante nome da nossa música. O compositor e violonista vem ao Festival na companhia de dois outros renomados instrumentistas, os paulistas Nailor Proveta (clarinetista fundador da Banda Mantiqueira) e Teco Cardoso (saxofonista).
A cantora inglesa Jesuton pela primeira vez estará no evento e apresenta em Guaramiranga e Aquiraz o show “Home”, título de seu terceiro álbum e primeiro autoral. A nova diva do Blues e Soul de São Francisco, Estados Unidos, a cantora Terrie Odabirealiza também aporta no Festival. 
O time de vozes femininas tem ainda Kátia Freitas, uma das mais conceituadas intérpretes cearenses, que estará pela primeira vez com um show no festival. 
Outros astros da edição são o cearense Marcos Maia, o goiano Budi Garcia, o espanhol Nono Garcia. o cearense Vanildo Franco, o pernambucano Eder “.
Para a turma do blues, um time cearense de peso do gênero se juntou para apresentar o show “George Harrison em Blues”. São eles: Felipe Cazaux, Roberto Lessa, Kildare Rios, Márcio Holanda, Eduardo neves, Rafael Balboa e Marcelo Holanda. Esse show será apresentado no Festival em Guaramiranga e Fortaleza.
HOMENAGENS -  Este ano o Jazz & Blues presta homenagem, entre outros artistas e parceiros, a duas das mais conceituadas bandas jazzísticas do Ceará: Marajazz e Marimbanda, ambas completando também 20 anos em 2019. A Marajazz é uma das mais lembradas e queridas do Ceará quando se pensa em jazz e blues. Atualmente, além dos fundadores Mimi Rocha (guitarra) e Luís Miguel Caldas (baixo), a é formada por Felipe Dourado e Vanessa França (voz), Robertinho Marçal (bateria) e Thiago Rocha (sax e flauta), com um trabalho de releituras de clássicos do jazz, pop, rock, blues e de música brasileira.
Dona de um estilo próprio, a Marimbanda é, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes grupos de música instrumental do país. O quarteto Heriberto Porto (flauta), Thiago Almeida (piano), Miquéias dos Santos (contrabaixo) e Luizinho Duarte (bateria) faz um passeio musical pelos ritmos, formas e gêneros brasileiros: do baião ao frevo, do choro ao samba, do xote à bossa, além de um jazz autoral, muita improvisação e de novas releituras.
SILENT CONCERT – o Festival Jazz & Blues realiza o seu primeiro “Silent Concert”, com três shows simultâneos, no mesmo local. Em seus shows, as atrações do Silent Concert vão percorrer, em seus estilos, a trajetória do jazz. O quarteto Reseda Streb e Fábio Amaral Jazz Band (ALE/BRA) interpreta clássicos dos anos 40 e 50, imortalizados pelas grandes divas, como Billie Holiday e Ella Fitzgerald; o Hermano Faltz Trio segue a trilha dos anos 70 em diante, com muito fusion, funk, acid e smooth jazz; e o DJ Guga de Castro apresenta uma seleção de afrojazz e jazz latino contemporâneos, cheio de suingue e espírito dançante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário