Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2019

BARBALHA - COMEÇA AMANHÃ A TRADICIONAL FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Transporte do Pau da Bandeira
O colorido dos grupos folclóricos, da fauna e da flora dá o tom, este ano, à decoração do Centro Histórico de Barbalha, para os festejos do seu Padroeiro, que começa amanhã e vai até o dia 13 de próximo. Tudo com muito esmero e entusiasmo, como destaca o secretário de Cultura e Turismo, Rômulo Sampaio, anunciando que mais de 70 grupos culturais participarão do evento. Afinal, é a maior festa de Santo Antônio do mundo, como faz questão de ressaltar o prefeito Argemiro Sampaio.
A Praça da Matriz voltará a ser palco da programação religiosa e sociocultural. Logo após a novena em louvor ao Santo, às 19 horas, haverá quermesses, apresentações musicais e artísticas, comidas e bebidas típicas, bem como os leilões, em pelo menos dois dias das celebrações, que mobilizam a população e os milhares de visitantes. A festa faz parte da vida dos barbalhenses e é ela que abre os festejos juninos no Nordeste.
INGRESSO SOCIAL – “Só não vai quem não quer”, diz o prefeito Argemiro Sampaio, numa alusão ao Ingresso Social, que dá aos moradores de Barbalha gratuidade nos grandes shows promovidos no Parque da Cidade, durante a festa. Já há mais de 20 mil cadastrados e novos cadastros estão sendo feitos, na Secretaria de Governo. Basta levar RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência. Para quem já fez a biometria, entra no site www.barbalha.ce.gov.br para renovação dos dados.
NOITE DAS SOLTEIRONAS – Na Praça da Matriz, mais uma vez, ocorrerá a Noite das Solteironas,logo amanhã, , um evento que se repete há 20 anos. Como atração, uma barraca comercializando produtos que “podem ajudar os interessados a conseguir um bom casamento”. São pedacinhos do Pau da Bandeira, imagens de Santo Antônio e simpatias para se chegar ao altar. A noite se encerra com show, no Parque da Cidade, reunindo Caboclo Nordestino, Joquinha Gonzaga e Fábio Carneirinho. 
No domingo, 2, ocorrerá a abertura oficial da Festa de Santo Antônio, com missa, apresentações culturais, shows e o momento mais esperado: o Cortejo do Pau da Bandeira, que chega à Matriz, solenemente, no final da tarde de domingo.
PALCOS ALTERNATIVOS - Com um olhar especial voltado para os artistas barbalhenses, durante os festejos de Santo Antônio, a Prefeitura incluiu na programação palcos alternativos, que funcionarão no Parque da Cidade e na Praça da Estação. Segundo o secretário de Cultura e Turismo do Município, Rômulo Sampaio, No Parque da Cidade, as apresentações acontecerão nos dias 1°, 2, 7 e 9 de junho. Na Praça da Estação, as atrações ocorrerão nos dias 7, 9, 11 e 12 de junho, sempre a partir das 20 horas.
Simultânea às inovações da Festa de Santo Antônio a tradição se mantém viva. Logo cedo, por volta das 6 da manhã, os barbalhenses serão acordados ao som da Filarmônica São José e Batutas do Rosário. Durante todo o dia, bandas cabaçais se apresentarão em praças, largos e ruas, bem como na rodoviária de Barbalha, recepcionando os visitantes. Todas as noites, após a Trezena, quermesses, apresentações folclóricas e shows com artistas locais, no Largo da Matriz. Tem, ainda, durante os festejos, no Parque da Cidade, o Forró do Mourão, com autênticos sanfoneiros da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário