Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2019

ENCONTRO INTERNACIONAL - COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO ECLIPSE DE SOBRAL

Sobral comemorou festivamente no dia 29 os 100 anos de comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein. Pela manhã, com a presença de grande público, o prefeito Ivo Gomes, juntamente com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o governador Camilo Santana, fez a abertura do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, no Centro de Convenções. Na ocasião houve o lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo do Centenário, ilustrado com fotos da época. 
Um dos momentos marcantes foi a realização de videoconferência entre autoridades locais e da Ilha do Príncipe (na África), onde, há 100 anos, o eclipse não pôde ser observado com perfeição, por conta do tempo desfavorável. Na videoconferência as autoridades ressaltaram que os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade unem, decisivamente, Sobral e Ilha do Príncipe como pontos históricos que ajudaram na prosperidade da ciência.  
Às 19 horas, na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse reabriu as suas portas, após ter passado por reforma completa. A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa. 
Após a cerimônia de reinauguração, houve apresentação da orquestra jovem internacional Eurochestries e projeções de vídeo mapping em 3D na fachada da igreja.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO -  No Centro de convenções da cidade, o Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, que teve início na terça-feira, foi um  dos mais prestigiados eventos do ano no Estado, destacando-se principalmente pela presença de altas autoridades e cientistas de vários Países. 
No dia 28, após a solenidade de abertura, houve várias palestras sobre astronomia e astrofísica, com foco no eclipse de Sobral de 1919. Também ocorreu cortejo de Maracatu Internacional (Atividade do Festival Euroquestries no Centro de Convenções e o Diálogo com Ana Miranda, autora do Livro “O peso da Luz”, na Casa da Cultura 
Anteontem e ontem, O Encontro prosseguiu com painéis, conferências e explanações gerais sobre o motivo do evento. Houve o lançamento do Selo Comemorativo do Centenário do Eclipse de Sobral, lançamento do livro “Entre telescópios e potes de barro”, de Joyce Mota Rodrigues e a Reinauguração do Museu do Eclipse e apresentação de Orquestra da UFC com video mapping no Pátio da Igreja do Patrocínio. Às 18h, houve a solenidade de encerramento, depois do que foi apresentado o Concerto das Orquestras do Festival Euroquestries, no Arco Nossa Senhora de Fátima 
A REINAUGURAÇÃO DO MUSEU - Como parte das comemorações que celebraram o Centenário do Eclipse de Sobral, com o qual foi comprovada a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, a Prefeitura de Sobral e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reinauguraram, anteontem (29), às 19 horas, o Museu do Eclipse, que foi completamente requalificado. A cerimônia também contará com apresentação da Orquestra Internacional Jovem Eurochestries e projeções de vídeo em 3D na Igreja do Patrocínio (Rua Coronel Rangel, Centro).
Após nove meses de obras, o edifício está todo reestruturado, com novas instalações elétricas, sanitárias, climatização, sonorização, adequação às normas de acessibilidade e ampliação e modernização do projeto museográfico. Além disso, um importante trabalho de impermeabilização foi realizado, solucionando os problemas de infiltração, que levaram ao seu fechamento em 2016.
Fundado em maio de 1999, em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade em Sobral, o Museu do Eclipse é composto por um complexo que inclui o Observatório Astronômico Henrique Morize. Seu acervo é composto por um simulador de eclipses, réplicas de planetas e satélites do Sistema Solar e diversos outros materiais científicos e astronômicos, utilizados nos estudos de ciências das escolas da região. Em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o museu também realiza atividades externas, em praças e instituições de ensino, com um planetário móvel e telescópios de pequeno porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário