Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

FNT DE GUARAMIRANGA - NOS 26 ANOS, ENALTECE OS PROFISSIONAIS DAS ARTES CÊNICAS

O teatro nordestino é feito com muito talento, paixão, disposição e principalmente resistência, graças a pessoas com ofícios dedicados ao processo de ser e fazer arte. Com um espírito de celebração aos profissionais resistentes que formam essa cadeia produtiva e criativa, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga chegou à 26ª edição,  na cidade serrana do Ceará. A abertura oficial foi na última terça-feira,  3, às 18h30, no Teatro Rachel de Queiroz, com apresentação do Grupo Arte Cultura e Memória, da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Até amanhã.,7, prosseguirão os espetáculos. 
Este ano, soma-se uma homenagem aos trabalhadores da arte. Durante os cinco dias, a cidade de Guaramiranga será o ponto de encontro de artistas e entusiastas do teatro, em uma programação inteiramente gratuita, com apresentações de obras que reúnem no processo e na cena o valor, a beleza do trabalho e o papel social e ético-estético dos ofícios do campo das artes da cena.
Com esse conceito foram selecionadas companhias de cinco estados para se apresentarem na Mostra Nordeste: Clowns de Shakespeare (RN) com “Abrazo”, dia 3 às 16h e às 19h30; Pequena Companhia de Teatro (MA), com a montagem “Ensaio sobre a memória”, dia 4, às 19h e 21h30; Grupo Bagaceira de Teatro (CE), com a espetáculo “O Sr. Ventilador”, dia 5, às 16h e 19h; Vilavox (BA), com o solo “Medeia Negra”, dia 6, às 19h e 21h30; e Grupo Magiluth (PE) com “Dinamarca”, dia 6 às 19h e dia 7 às 20h. Com exceção do Vilavox, que estará no Teatro Dona Zilda, e Magiluth, que se apresenta na Escola Prof. Júlio Holanda, os demais grupos da Mostra Nordeste vão estar no palco do Teatro Rachel de Queiroz.
Neste ano quem promove a reflexão sobre as obras nos debates são os dois curadores, Fran Teixeira (CE), diretora do grupo Teatro Máquina, e Alexandre Vargas (RS), artista de teatro, empreendedor cultural, pesquisador e curador de artes cênicas, que se juntam a Hayaldo Copque (BA), dramaturgo, diretor teatral e professor assistente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) nesses encontros diários na AGUA.
PALCO CEARÁ E CENA PLURAL - Além da Mostra Nordeste, o FNTG conta com duas importantes mostras exclusivas para as artes cênicas produzidas por grupos e coletivos cearenses, Palco Ceará e Cena Plural, que contribuem diretamente com o fortalecimento do fazer teatral do estado, valorizando as produções de artistas de vários municípios. São contemplados grupos de Fortaleza, Baturité, Redenção, Russas e Guaramiranga.
São atrações na Mostra Palco Ceará: Rosa Primo, com “Iracema”, dia 5, às 20h30, no teatro Dona Zilda; Rei Leal Coletivo Teatral, com “As Malditas”, dia 6, às 20h, no Teatro Rachel de Queiroz; Coletivo Artístico As Travestidas, apresentando “Cabaré das Travestidas”, dia 6, às 22h, no Teatro Rachel de Queiroz; As 10 Graças da Palhaçaria, com “Cabaré das Desgraças”, dia 6, às 23h, na Escola Prof. Júlio Holanda; e a Cia de Arte Andanças, apresentando “Devoração”, dia 7, às 19h, no Teatro Dona Zilda.
A Cena Plural terá a participação da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT) com as turmas de formação básica apresentando “A moça que virou cobra”, dia 4, às 20h, na Praça da AGUA; o Grupo Arraiá da Liberdade, de Redenção, com o espetáculo “A Rede do Povo (casamento)”, dia 5, às 20h, na rua, em frente ao Teatro Rachel de Queiroz; a Escola Livre de Teatro Brincantes – Oficarte, de Russas, com “As faces de Antígona”, dia 5, às 21h30, na Escola Prof. Júlio Holanda; os grupos de Dramas de Guaramiranga, com apresentações no dia 6, às 19h, no palco da Central de Artesanato.
Duas intervenções também vão compor a Mostra Cena Plural, na noite de encerramento do FNTG. Às 19h acontece a ocupação cênica “O circo chegou!” em praças e ruas, e às 20h, artistas de circo e teatro ocupam a Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz com “O espetáculo não pode parar'.
PARA CRIANÇAS - O público infantil tem um espaço cativo na programação do Festival. É o FNT para Crianças, que acontece diariamente na Praça da Prefeitura, mas começou com um Cortejo das Escolas pelas ruas da cidade, no dia 3, a partir das 14 horas. 
Numa programação oferecida pelo SESC-CE, o FNT para Crianças terá também: Contação de Histórias com Mônica Rodrigues; a atriz e contadora Paula Yemanjá em “Contos que encantam”; o ator Edvaldo Batista com “O pequeno Ogum”; juntos, Paula Yemanjá e Edivaldo Batista apresentam o espetáculo “As fadas”; e a Cia Prisma de Artes encena “As aventuras de João Sortudo”.
A música também é tradição no Festival Nordestino de Teatro, aquecendo as noites com instrumentistas e cantores de Guaramiranga e artistas convidados, no Palco da Música, na Praça do Teatro Municipal ou no Odilon Bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário