Até o próximo domingo, 8, no Piso L2 do Shopping Rio Mar Papicu, 17 artesãos cearenses estão tendo a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos A ação é fruto de uma parceria entre Sebrae/CE, Shopping Rio Mar e Federação das Cooperativas e Associações dos Artesãos do Ceará (FECARCE). A abertura da exposição aconteceu no último dia 26, com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo.
Os trabalhos expostos integram a Coleção Artesanias, que tem o objetivo de valorizar e fortalecer a identidade da produção artesanal de Fortaleza. Todos eles, têm como inspiração elementos da capital, como os vitrais da Catedral Metropolitana e os traços dos estilos art nouveau e neoclássico da arquitetura eclética do Teatro José de Alencar, ou a fauna e flora da cidade. Os artesãos também tiveram o acompanhamento de um design que orientou o desenvolvimento do trabalho.
Esta ação junto aos artesãos da capital faz parte das atividades do Projeto Investe Turismo. Fruto da parceria do Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Embratur, o Projeto é um programa que visa acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. No Ceará, é desenvolvido pelo Sebrae/CE, em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor). Além de Fortaleza, também estão contemplados no Projeto os municípios integrantes da Rota das Emoções: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Trairi e Jijoca de Jericoacoara.
CERTIFICAÇÃO LEED PLATINUM - O edifício-sede do Sebrae Ceará, na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, acaba de receber a pontuação “Platinum”, a mais alta da Certificação LEED- Leadership in Energy and Environmental Design, selo que comprova o compromisso das construções com a sustentabilidade e o meio ambiente. A certificação foi entregue ao superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, durante o Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2019, evento realizado, na segunda-feira (25), no Espaço Cubo Itaú, em São Paulo.
Para chegar a esta conquista, o prédio, inaugurado em outubro de 1998, passou por uma longa trajetória que começou com três anos de uma reforma que focou, principalmente, na melhoria da sua estrutura física de forma a garantir mais conforto e qualidade de vida a clientes e colaboradores, além de priorizar o uso responsável de recursos como água e energia e a diminuição dos impactos ambientais da edificação, com redução dos custos operacionais.
Em 2016, já contando com duas usinas fotovoltaicas que geravam energia equivalente ao consumo da iluminação de todo o edifício, o prédio sede do Sebrae Ceará recebeu a sua primeira certificação: o Selo “A” em Eficiência Energética, expedido pelo Inmetro-Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia- Selo Procel. No ano seguinte, avançando na área da responsabilidade ambiental, o prédio receberia a certificação LEED na categoria “Silver” e agora conquista a recertificação com um aumento na eficiência dos itens avaliados, mostrando empenho não apenas na construção, como também na manutenção e operação do edifício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário