Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BRASIL QUER ENCANTAR TURISTAS



Porto de Galinhas
Em sua primeira viagem a Londres, em setembro do ano passado, o advogado carioca Pedro Carvalho, 38 anos, teve o “programa salvo” por voluntários que trabalharam durante os Jogos Olímpicos de 2012, na cidade. A capital britânica não estava no roteiro inicial do passeio à Europa e ele acabou esquecendo de pesquisar os dias em que ocorre a troca da guarda britânica, um ritual tradicional desde o século 19.
“Pedi ajuda em uma estação de metrô a um voluntário que, muito solícito, usou o próprio telefone para buscar a informação, rabiscou em um mapa o caminho desde o hotel onde eu estava até a estação mais próxima ao Palácio de Buckingham e me deu até dicas do melhor horário para chegar e do melhor posicionamento para assistir ao evento”, contou.
“A impressão que tive foi das melhores e, com certeza, só aumentou minha vontade de retornar à cidade, o que já está sendo planejado”, acrescentou.
É essa boa impressão que o governo brasileiro quer causar nos turistas, nacionais e estrangeiros, que visitarem as cidades-sede dos eventos esportivos que ocorrerão no país nos próximos anos. Para isso, foi lançado na última terça-feira (22) o Programa Brasil Voluntário, que vai selecionar 7 mil pessoas para participar da Copa das Confederações, este ano.
Para garantir a capacitação, o grupo vai receber treinamento específico, que será feito em duas fases. A primeira, virtual, será no início de março, quando os voluntários aprenderão sobre a história do futebol e das Copas do Mundo, as iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, a história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol, além de técnicas de recepção e orientação aos turistas.
Depois do treinamento virtual, os participantes passam por uma avaliação e os classificados serão notificados nas primeiras semanas de abril. No mesmo mês começa o processo de formação, quando os selecionados para essa fase participam de treinamentos específicos nas seis cidades-sede. O objetivo será permitir a familiarização com os locais onde trabalharão e com a função que vão desempenhar.
Para participar no programa, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade (não há limite), residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. A atuação dos selecionados será integrada com o programa de voluntariado da Fifa e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender em aeroportos, pontos turísticos, festas públicas e outras áreas de grande fluxo de pessoas. As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro e podem ser feitas pela internet. (Tereza Barbosa – Agência  Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário