Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

INAUGURADA A MAIOR PONTE FLUVIAL DO NORDESTE


Na terça-feira (29), às 10 horas,  com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do governador Marcelo Déda , ministros e outras  altas autoridades federais e estaduais,  houve a inauguração da Ponte Gilberto Amado,  a  maior ponte fluvial do Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão. Em seguida, a comitiva participou da inauguração, também em Sergipe, da Usina de Energia Eólica (UEE) Barra dos Coqueiros, na Região Metropolitana da capital.  “Todo esse investimento certamente contribuirá para o crescimento do turismo na região. É mais emprego e renda para os sergipanos”, afirmou Gastão Vieira. Durante o seu discurso, a presidente agradeceu a atuação do ministro do Turismo para a concretização da obra. “Ele colocou uma visão de presente e futuro nas suas despesas, e com a sua sensibilidade, percebeu a grande oportunidade para o turismo”, disse.
A Ponte Gilberto Amado interligará o litoral sul de Sergipe ao litoral Norte da Bahia, pela Linha Verde, proporcionando um encurtamento de 70 km na distância entre Aracaju e Salvador. A obra é fruto de um investimento de mais de R$ 124 milhões em recursos federais (por meio do Ministério do Turismo) e contrapartida do governo estadual.
A nova ligação rodoviária é considerada estratégica para o desenvolvimento do turismo sergipano, já que, segundo cálculos da ABIH-SE, entre 40% e 45% dos visitantes de Sergipe são oriundos da Bahia. Até a construção da ponte, a travessia do rio Piauí na faixa litorâneo só podia ser feita em balsas.
A USINA – A Usina de Energia Eólica é um  empreendimento do grupo Engevix, Terá capacidade de produzir 34,5 megawatts/hora, energia suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes.
A UEE de Barra dos Coqueiros foi construída com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), pelo qual foi disponibilizada uma área de 300 hectares nas vizinhanças do Porto de Sergipe. O investimento para a instalação da Usina, que conta com 23 torres de aerogeradores, foi de R$ 125 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário