Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ENTRE OS DOIS HEMISFÉRIOS, MACAPÁ FESTEJOU 255 ANOS


A capital do Amapá é a única cidade brasileira que se situa entre dois polos: linha imaginária que passa pela cidade separa o Hemisfério Norte do Hemisfério sul. Em situação geográfica privilegiada, Macapá completou na segunda-feira, 4, seus 255 anos e a festa da cidade fechou mais um ciclo de uma cerimônia cheia de tradição e rituais que se perpetuam ao longo dos anos, atraindo multidão para  o centro histórico da cidade, o povo se encontrou os   festejos.  Entre pronunciamento de autoridades, hasteamento das bandeiras, corte e distribuição do bolo de 50 metros, encontro das bandeiras do Marabaixo e apresentações artístico-culturais, o aniversário trouxe à tona a reflexão de seus cidadãos pedindo uma cidade melhor, mais justa e mais cuidada. 
Na longa programação, após a fala das autoridades foi a vez da abertura da roda de Marabaixo. E nela, prefeito, governador e demais autoridades, juntaram-se à população no arrasta pé entoado pelas “negras” caixas e puxado pelas mulheres com suas saias rodadas e coloridas, toalha no ombro e cabelos ornados com flores.Em seguida, o  “Parabéns para Macapá” e o corte do bolo de 50 metros, decorado com temáticas dos patrimônios e das manifestações culturais da capital. As comemorações continuaram durante todo o dia, com a feijoada dos confrades e o almoço dos pioneiros, e varou a noite com shows no Largo dos Inocentes. 
TURISMO – Uma das importantes atividades econômicas da amazônica Macapá é o turismo.. Próxima a Belém ( cerca de 400 km. e distância, na foz do Rio Amazonas), não tem ligação terrestre com  outras cidades. Lá só se vai via fluvial ou aérea. Não obstante a dificuldade de contato terrestre com outros centros, a capital do Amapá é muito procurada por turistas, principalmente pelos que gostam de natureza bonita e pródiga, história e  cultura.
Afora a hospitalidade do povo e a gastronomia diferenciada, qualquer visitante certamente lá terá bons  motivos para passar dias agradáveis. São estes os roteiros que deve seguir:  
Fortaleza de São José do Macapá – Tem o formato de estrela e é uma das boas feferências do turismo local.Foi construida entre 1764 e 1782  por negros, índios e escravos da colonização portuguesa.
Teatro das Bacabeiras.
Marco Zero – Monumento construido para marcar a linha imaginária que divide na Terra os Hemisférios Norfte e Sul. De muita importância geográfica e histórica, é o ponto principal de atração. No seu entorno há espaço para shows, de exposições, bar e lanchonete e lojas para venda de produtos locais. Estádio Zerão
Estádio Milton Corrêa – Inaugurado emn 1990, o  "Zerão",  capacidade para 5.000 pessoas e sua inauguração ocorreu em 1990. 
 Sambódromo de Macapá – Fica do Complexo do Marco Zero com capacidade para cerca de  18 mil pessoas
A chamada Panela do Amapá valoriza a gastronomia da região através de comidas e temperos exóticos,  servidsos em excelentes restaurantes. mas também outro
Dois outros locais muito visitados são o Trapiche Eliezer Levy, local de embarque e desembarque de passageiros com 472 metros de comprimento. Um bondinho elétrico conduz os turistas ao local;   a Pedra do Guindaste fica diante da Capital e ao lado do Trapiche. Lá se encontra  uma imagem de São José – Padroeiro de Macapá,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário