Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PREÇOS ELEVADOS: MTUR E HOTELEIROS FIRMAM ACORDO

Todo mundo está reclamando das altas taxas de hospedagem no Brasil, principalmente nas cidades que serão sede das Copas das Federações e do Mundo. A Embratur detectou o fato em uma pesquisa feita nas seis cidades. Já se sabia que o Rio de Janeiro tem a tarifa de hospedagem mais cara do Brasil. Mesmo assim, aumentou em  18%.   Há casos, como Brasília, em  que a elevação 
chegou a 79%. Fortaleza, com 77,5%, está inclusa com destaque na lista apurada pela Embratur com preços bastante elevados, a partir do final do ano passado. Os hoteleiros do Recife foram mais prudentes, reajustando o preço de suas hospedagens em 9%.
Dizem os empresários hoteleiros que há liberdade para a pratica de preços mais elevados, sem extorsão,  quando as oportunidades surjam. Mas do jeito que vem sendo feito, é demais. 
ACORDO - O Ministério do Turismo e a ABIH, FBHA, FOHB e Associação Brasileira de Resorts, entidades representativas do setor hoteleiro brasileiro,  firmaram acordo para a criação de um comitê de monitoramento das tarifas de hospedagem nas seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013: Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o ministro Gastão Vieira, durante os próximos 30 dias a pasta fará visitas às seis capitais que sediarão a Copa de 2013. O objetivo é inspecionar, in loco, a “harmonização das tarifas de hospedagem”, e construir um mapeamento da oferta de hospedagem alternativa no Brasil para oferecer ao consumidor.
Segundo Enrico Fermi, presidente da ABIH, as entidades que representam a hotelaria nacional estão à disposição do governo federal para discutir e criar estratégias para o setor. “Esse é um trabalho realizado em prol do crescimento do segmento e do país. Agora, junto com o MTur, vamos buscar condições favoráveis para o equilíbrio das tarifas hoteleiras durante os megaeventos esportivos”, defendeu.
MAIS DE SEIS MILHÕES - O Carnaval deverá gerar aproximadamente 6,2 milhões de viagens e movimentação financeira de R$ 5,7 bilhões em todo o país. A projeção é do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depes) do Ministério do Turismo e trata do período que começa neste sábado (09.02) e se estende até a Quarta-Feira de Cinzas (13.02).
Os destinos mais procurados pelos turistas são Rio de Janeiro, Salvador e Recife, cidades com forte tradição na realização da festa.  No ano passado, as viagens no período chegaram a seis milhões, e a movimentação financeira nas cidades que receberam turistas a R$ 5,5 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário