Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O NORDESTE DAS GRANDES FESTAS JUNINAS

Mais uma vez, a tradição das comemorações das festas em honra a Santo Antônio, São João e São Pedro está sendo vivenciada com muita intensidade no Nordeste do Brasil. Diz a história que os portugueses espalharam a tradição  na África, na Ásia, Macau, Índia, Malásia, na Comunidade Cristang. Contudo, foi no Brasil, principalmente no Nordeste,  onde as festas antes conhecidas por  joaninas hoje são mais festejadas no mundo. 
NO CEARÁ – Ano a ano o mês de junho neste Estado  torna-se especial pela alegria dos  folguedos que se unem às comemorações  estritamente religiosas em honra ao Santo Casamenteiro (Santo Antônio), a São João e São Pedro, o 1º papa da Igreja Católica.   
Em Fortaleza, no Interior e na região metropolitana os festivais de quadrilhas e de outras manifestações culturais próprias da época são intensamente vividos, com fogueiras, balões, o aluá, a tapioca, a pamonha e a cangica e “casamentos matutos”. A grande programação se estenderá a julho, quando serão realizados cerca de 200 festivais , conforme a  União Nordestina das Entidades Juninas (Unej).
O Ceará conta com 670 quadrilhas, sendo 555 adultas e 115 infantis. Ao todo, 128.975 pessoas, entre profissionais, dançarinos, participantes, estão envolvidos em festivais nestes dois meses no estado. Este ano, o Festival da Cumade Chica, um dos principais das de quadrilhas juninas do Estado, comemora 40 anos de fundação. O evento será realizado de 20 a 29 de junho, no Bairro José
EM BARBALHA, A TRADIÇÃO - Inicialmente, uma multidão foi às ruas de Barbalha, participando da  tradição da condução do  pau da bandeira até diante da Igreja Matriz, num ritual de quase 100 anos, abrindo a festa de Santo Antônio. Mais de 200 carregadores do ronco de jatobá de 23 metros e mais de duas toneladas fizeram o percurso do Sítio Roncador, de   11 horas até a chegada  às 17h. 
Confirma-se a tradição da festa junina maior do Ceará.  Mais de 500 mil pessoas, em todos os dias de realização dos festejos irão movimentar a economia local em R$ 15 milhões. 
FAMA NACIONAL - A tradição secular de Barbalha é atração nacional para "encalhados" e "esperançosas" que sonham em se casar. Mas também para turistas de diversos estados brasileiros, amantes da cultura popular tradicional nordestina e de várias linguagens e expressões artísticas. É a maior festa de padroeiro do Brasil é agora também reconhecida por lei estadual, que deu a Barbalha o título de capital cearense dos festejos a Santo Antônio. 
O cortejo congregou cerca de 58 grupos folclóricos, um dos mais belos momentos da festa, com toda a diversidade e a riqueza cultural de Barbalha demonstrada em um grande encontro de mestres. 
Shows.
As atrações até  o dia 13 estão  em palcos no Largo do Rosário,   no Marco Zero e no Parque da Cidade. São atrações  Leonardo de Luna, Maninho e Banda e Chico Pessoa.  Maurício Jorge, Luiz Fidélis e Flávio Leandro, sempre com programação musical até a madrugada, com direito a muito forró, e destaques locais e nacionais. As noites são especialmente dedicadas aos namorados, às crianças e à música religiosa.
“OS MAIORES DO MUNDO” - As  festas juninas de Campina Grande, na Paraíba, e de Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de “maior arraial do mundo”, como os de lá costumam dizer. 
Campina Grande, que comemora 30 anos nos dias 22 e 23 de junho, vem mais uma vez mostrando sua pujança nas festas juninas, atraindo milhares de turistas do Brasil e do exterior. A expectativa é aumentar cada vez mais a visita de turistas estrangeiros, principalmente no próximo ano, quando os festejos juninos acontecerão na mesma época da Copa do Mundo de 2014.O aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, deverá registrar aumento de até 15% no fluxo de passageiros entre os dias 07 de junho a 07 de julho. A estimativa é de que mais de 12,4 mil passageiros passem pelo local. No terminal rodoviário, a previsão é de que a movimentação registre até 10% de aumento no mês de junho, com mais de 115 mil embarques e desembarques. 
EM CARUARU – As festas juninas  começaram  no sábado, dia 1º,  com mais de 200 shows em cinco polos de animação e continuarão  durante todo o mês. O homenageado deste ano  é o cantor e compositor Dominguinhos. A festa tem grande importância para o turismo e para a economia da cidade. Em anos anteriores o evento movimentou mais de R$ 200 milhões para a economia local, atraindo 1,5 milhão de visitantes e gerando cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos”. Este ano, Caruaru promete fabricar o maior pé de moleque do mundo, com 15 metros de comprimento.
Dois grandes eventos abertos ao público esquentam as prévias para o” Maior São João do Mundo”, em Campina Grande. Ontem,  5, aconteceu a I Virada Forrozeira da cidade. A maratona seguiu madrugada a dentro, reunindo  mais de 20 atrações, entre cantores, trios, violeiros e outros artistas populares. Hoje, a partir das 19h, o coreto da Praça Clementino Procópio será palco de grande homenagem ao músico Dominguinhos, com um concerto especial da orquestra filarmônica Epitácio Pessoa, encontro de sanfoneiros e mostra de vídeos sobre o cantor.
NA BAHIA - O São João da Bahia começou  no dia 1º de junho, com uma vasta programação no bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Serão 30 dias de festas realizadas pela Secretaria do Turismo, por meio da Bahiatursa,  em parceria com a Secretaria da Cultura, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias, totalizando 122 apresentações musicais de bandas e artistas, além da presença de 16 trios de forró.
As quadrilhas tradicionais se apresentam também  na Praça Municipal, no Terreiro de Jesus e  no Largo do Pelourinho. 
No interior, uma das principais cidades do São João da Bahia  é Cruz das Almas, localizada a 142 quilômetros de Salvado.  Serão  30 dias de festas, que se intensificam  no período de 20 a 24 de junho.
O município de Santo Antônio de Jesus rende homenagem  ao seu  padroeiro nos 13 primeiros dias do deste junho. Em Campo Formoso, localizado a 401 quilômetros de Salvador, as comemorações acontecem de 11 a 13 de junho, na Praça da Feira. Já na cidade de Canudos, a 410 quilômetros da capital baiana, as celebrações acontecem na Paróquia de Santo Antônio, de 1° a 13 de junho, com missas, leilões e ainda o forró com direito a barraquinhas para comercialização de comidas e bebidas típicas. Em Jequié, a trezena vem sendo realizada desde o día 1º e vae  até o dia  12 de junho, na Paróquia Catedral de Santo Antônio de Pádua,   com reza do terço, às 18h, e missas, às 19h., celebradas às 7h e 10h. Às 17h será realizada a procissão pelas principais ruas da cidade, localizada a 358 quilômetros de Salvador.
EM PERNAMBUCO – No  Recife ,  a grande maioria das atrações da programação dos festejos juninos é composta por artistas de Pernambuco escolhidos por um edital lançado pela Prefeitura.
De 06/ 06/ 2013 até 30/ 06/ 2013 serão mais de 450 apresentações divididas entre os 10 principais polos: Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu, Varzéa, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Peixinhos, Ibura, Rua da Moeda, San Martin e Brasília Teimosa.
As principais atrações do São João recifense são Alceu Valença; Nando Cordel; Elba Ramalho; Petrúcio Amorim; Geraldo Azevedo; Cezzinha; Maria da Paz; Alcymar Monteiro; Jorge de Altinho; Xangai; Santana; Trio Nordestino; Genival Lacerda; Camarão; Antúlio Madureira; Cristina Amaral e Irah Caldeira, além do homenageado Maciel Melo.
A abertura do São João será hoje, a partir das 18 horas, com a participação de 100 sanfoneiros, zabumbeiros, cantores e compositores. O trajeto começa na Rua da Moeda até a Praça do Arsenal com um grande arraial. Na Praça do Arsenal, haverá, logo depois, a apresentação de 15 artistas.
GRAVATÁ  - Com festas gigantes, comidas típicas, atrações diversas e muita beleza, as festas juninas em Gravatá, Pernambuco,  são marca registrada. O município serrano conhecido pelo charme, beleza e clima inconfundível, prepara uma das melhores festas juninas já vistas no município. 
De 20 a 29 de junho, Gravatá se torna a Capital do Melhor São João do Brasil. A Prefeitura através da Secretaria de Turismo está preparando um grandioso evento, com tudo o que uma festa junina tem direito. O Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, é o Polo Principal com atrações a nível nacional, privilegiando principalmente os artistas da terra. O São João é um dos maiores eventos realizados na cidade, atraindo milhares de turistas que buscam o melhor da festa junina. Outros dois polos também animam a festa: Mercado Público Cultural e Arraial da Gente. 
RIO GRANDE DO NORTE – a capital potiguar  e vários municípios do estado  também as festas juninas são muitas e de tradição. Mas sem duvida a maior é a que se realiza em Mossoró –  O secretário da Cultura do Município, Gustavo Rosado,  de Mossoró, na sua euforia  destacou que o “Mossoró Cidade Junina”  já é consolidado como o 3º maior do país. Acrescentou que para Estação das Artes, onde acontecem os maiores shows, a expectativa de público é de um milhão de pessoas.  As festas juninas vão até o dia 29, com a tradição de mais de dois séculos sendo cultivada, mas acrescentando-se muitos  shows de bandas e artistas que são mestres  nas execuções das músicas apropriadas para a época.  
SÃO LUÍS – Na capital maranhense, a Programação foi aberta no Arraial do bairro da Vila Palmeir, no sábado (1º), com o Arraial da Vila Palmeira, que vai até o dia 30 deste mês, no Parque Folclórico do bairro. De acordo com a Agenda Cultural divulgada pela Secretaria de Cultura do Estado, serão montados outros 10 arraiais em São Luís: Lagoa da Jansen, Centro Histórico, Ceprama, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, do João Paulo, da Liberdade, da Madre Deus e da Vila Embratel. Todos estes funcionarão de 20 a 29 de junho.
No Centro Histórico  da cidade, os festejos de Santo Antônio vêm sendo realizado no largo da igreja que leva o nome do santo,  na Rua 13 de Maio. Na programação da capital ludovicense  há ainda dois cortejos, nos dias 21 e 28, ambos com o roteiro Praça Deodoro – Rua Grande – Praia Grande. Seguindo a tradição, os festejos de São Pedro ocorrem nos dias 28 e 29, com procissão marítima, missa na Capela de São Pedro, procissão terrestre e missa campal. Nos dias 29 e 30, a partir da 0h, os bois da Ilha encerrarão oficialmente suas apresentações e se dirigirão para o bairro João Paulo, para o encontro que durará todo o dia 30, em alusão ao Dia de São Marçal.
Haverá arraiais em 19 municípios maranhenses (Bacuri, Timon, Pinheiro, Brejo, Santa Inês, Ribamar Fiquene, Barra do Corda, São José de Ribamar, Cururupu, São Bento, Presidente Juscelino, Viana, Axixá, Humberto de Campos, Bacabeira, Itapecuru-Mirim, Cachoeira Grande, Nina Rodrigues e Fortaleza dos Nogueiras), com início previsto para o dia 13, em Bacuri, e encerramento previsto para dia 30. Os demais ainda não têm data de início definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário