Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VAI ATÉ SÁBADO O X FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA

Mais uma vez, o Festival Música na Ibiapaba, agora na 10ª edição, está empolgando milhares de aficionados que estão em Viçosa do Ceará desde sábado último, aplaudindo o desempenho dos artistas, participando de oficinas e aproveitando as delícias da serra.   O tradicional evento, que terminará depois de amanhã, 3,  ano a ano se consolida como um espaço de formação e valorização da produção musical brasileira. Este ano, as homenagens são para o poeta e compositor Vinícius de Moraes, o cearense Lauro Maia e os 150 anos do mestre Ernesto Nazareth.
O Festival da Ibiapaba em andamento tem uma programação que  contempla dois eixos - artístico e pedagógico. Assim, são destaque nomes como da cantora brasileira Leny Andrade, do violinista e arranjador Ricardo Herz, do grupo Caninga Trio (RN), formado em março de 2006 por três professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra-Croatá/Ceará, principal fruto das atividades do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte de Croatá e Orquestra Eleazar de Carvalho.
A programação pedagógica, coordenada pelos professores Heriberto Porto, Lucile Horn e José Brasil Filho, destaca os nomes dos músicos-professores Pablo Trindade, Zeca Rodrigues, Eduardo Taufic, Sandoval Moreno, Izaira Silvino e Manoca Barreto. 
Heriberto Porto, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenador pedagógico de outros projetos de êxito como as residências do Festival Jazz e blues, destaca que alguns professores já participaram de outras edições e alguns  ministram as oficinas pela primeira vez,  caso da educadora e maestrina Izaíra Silvino, do saxofonista cearense radicado no Rio de Janeiro, Roberto Stepheson, do trombonista Rômulo Santiago e de  Adylson Martins,  jovem sobralense ex-bolsista do projeto Briançon, tempo de Brasil, na França e professor na Escola de Música de Sobral. Participam ainda, o violonista Zé Paulo Becker, do trio Madeira Brasil e Luizinho Duarte, baterista, percussionista e compositor cearense.
Nestes três últimos dias, a programação continua, da seguinte forma: hoje, 1º, - Roda de Som; Alunos do Festival; Tema: Livre;  Encontro dos Mestres: professores do Festival. Amanhã - Resultado das Oficinas;  Show: Lia Veras “Prá te dizer algo assim”. Sábado – 15h: Igreja Matriz, resultado das Oficinas; 20hs: cerimônia de encerramento e resultado das Oficinas, incluindo a banda de música e a big band do Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário