Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ESPERADOS 2,5 MILHÕES DE FIÉIS NA ROMARIA DE CANINDÉ/CE

Começam na próxima terça-feira, 24, as festas de São Francisco, em Canindé. Às 4h da manhã, haverá  hasteamento das bandeiras e celebração eucarística,  presidida por frei João Amilton e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. 
Com o tema "Francisco, um jeito sempre jovem de evangelizar", a Paróquia de São Francisco das Chagas e a Prefeitura do município estão nos últimos ajustes para a maior romaria franciscana das Américas, que acontecerá até o dia 4 de outubro, data em que se comemora o santo protetor da ecologia, da paz e dos animais. Este ano, a romaria traz um novo sentido para os devotos, por se tratar da primeira vez na sua história em 255 anos, onde um papa leva o nome do padroeiro da cidade, "Francisco". A devoção ao patrono da natureza e dos pobres começou em 1758. São previstos cerca de 2,5 milhões de romeiros vindos de todo o País e até do Exterior, mas com predominância dos Estados do Nordeste brasileiro.
Canindé  está em contagem regressiva para o início dos festejos. "Há exatos 8 meses nos
preparamos para essa romaria e os pontos religiosos estão prontos para receber os fiéis de São Francisco", afirma o pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos.
Segundo o coordenador de liturgia do santuário, Cirano Alison, cerca de 60 frades e padres diocesanos  ajudarão  na festa. Serão realizadas 22 procissões, 100 missas, 10 vias sacras e oito adorações ao santíssimo. A missa de encerramento dos festejos, no dia 4 de outubro, será celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, às 17h, na Quadra Coberto de Nossa Senhora de Lurdes da gruta.
Outras novidades estão nas comemorações do santuário. Este ano, os frades comemoram 88 anos de elevação do santuário de São Francisco das Chagas, à dignidade de Basílica Menor, mérito atribuído a poucas igrejas do mundo.
A Fundação da Paróquia comemora 196 anos de serviços prestados. O principal ponto de visitação turística de Canindé, a Basílica, completa 98 anos de construção. Mais um momento histórico fica por conta dos 90 anos de atuação dos franciscanos nos Sertões de Canindé. De acordo com o historiador César Magalhães, eles assumiram a Província de Santo Antonio do Brasil no dia 7 de abril de 1923, um domingo de páscoa.
APOIO - O prefeito da cidade, Celso Crisóstomo, já assegurou à coordenação das festividades que todas as secretarias municipais ficarão à disposição da paróquia. Além do policiamento já existente na cidade, Ronda do Quarteirão, Força Tática de Apoio, Serviço de Inteligência da PM, polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, a cidade receberá um reforço de 180 policiais durante os dias de festejos. A Polícia Rodoviária Federal vai disponibilizar todo seu contingente de patrulheiros que irão percorrer o trecho que compreende o Piauí até Fortaleza, garantindo a segurança de quem vai utilizar a BR-020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário