Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O FESTIVAL DO SAIRÉ AGITA ALTER-DO-CHÃO

Festival do Sairé
A vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, oeste paraense, está preparada para realizar uma das mais tradicionais manifestações folclóricas e religiosas do Pará. É a festa do Sairé, que se desenvolverá a partir de hoje (19) e vai até segunda feira próxima, 23, com a previsão de reunir um público superior a 100 mil pessoas.,  O ritual expressa a cultura do povo paraense, em especial a tradição dos índios Borari, através das danças regionais, gastronomia, artesanato e outros atrativos da região turística do Tapajós. 
Por fazer parte do calendário de promoção turística do Governo do Estado, executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o evento receberá  turistas do Brasil e exterior e veículos de comunicação especializados nos principais segmentos turísticos apontados pelo Plano "Ver-o-Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.
O município de Santarém faz parte da região turística do Tapajós, que integra, junto com Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, as regiões do Pará, definida pelo Plano Ver-o-Pará, que tem como objetivo desenvolver as áreas voltadas para o turismo no Estado, assim como fortalecer e estruturar os segmentos  prioritários - cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios 
TRADIÇÃO - A palavra Sairé significa “Celebração e Louvor ao Divino Espírito Santo”.  A festa foi introduzida na região durante as missões religiosas pelos jesuítas ao catequizarem os índios Borari, no século XVII.  O Sairé é  representado por um semi-circulo de cipó torcido envolvido por algodão e enfeitado por flores e fitas coloridas. No centro estão três cruzes e em cima, uma única cruz, representando um só Deus, que juntas simbolizam o Pai, o Filho e o Espírito Santo (forma de uma pomba branca) que integram a Santíssima Trindade. Até meados do século passado, o Sairé tinha significado puramente religioso, hoje, a comemoração, que dura cinco dias, une o sagrado e o profano.
 A Festa do Sairé arrasta centenas de fiéis pelas ruas da vila de Alter-do-Chão durante os cinco dias do evento. Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a história do boto que seduz a índia, são algumas das atrações do município, que conta também com a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e cor de Rosa – disputa que ocorre há 16 anos, onde cada agremiação se apresenta com pelo menos 10 carros alegóricos animando a plateia, com danças regionais e coreografias. Ao final do concurso uma delas levará o título de melhor boto. Todos os anos, os  milhares de visitantes e turistas  ficam encantados com a alegria, natureza, gastronomia, cultura e hospitalidade dos moradores da comunidade. Este ano, além das várias atrações folclóricas e musicais confirmadas, a novidade é a cantora baiana Ivete Sangalo, que promete animar ainda mais o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário