Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ABERTA A "ESTAÇÃO CHICO DA MATILDE"

O espaço “Estação Chico da Matilde” foi aberto na última sexta-feira (24),  na sede da Secretaria da Cultura do Estado, na Praça do Ferreira,  na presença do diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos, da pesquisadora da Fundação Rui Barbosa, Lia Calabre, do secretário da Cultura do Ceará, Paulo Mamede, inaugurando um novo tempo na relação da Secult com os 240 pontos de cultura do Ceará, que integram o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. 
A programação de lançamento do espaço “Estação Chico da Matilde”, que teve a apresentação do Companhia de Dança do Ceará (Vidança), inclui também um Cortejo do bloco Afoxé Camatue Alasé e um Pré-Carnaval dos Pontos de Cultura na Praça do Ferreira.
CULTURA VIVA NO CEARÁ -  Os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, criado há dez anos pelo Ministério da Cultura. Até agora, o Programa Cultura Viva potencializou as ações culturais em 131 dos 184 municípios cearenses. Com 240 convênios efetivados, o Ceará tem uma das cinco maiores redes de Pontos de Cultura do Brasil. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceira com o Ministério da Cultura, aprovou 200 projetos de Pontos de Cultura em dois editais de seleção, publicados em 2008 e 2011, e existem ainda 40 Pontos de Cultura conveniados diretamente com o Ministério.
Referência de uma rede de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais, um Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações nas comunidades onde está instalado. É um programa que promove o estímulo a iniciativas culturais já existentes, por meio de convênios celebrados após a realização de chamada pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário