Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CASTELÃO: UM ANO DE APROVAÇÃO DA ARENA

Com o novo nome “imposto” pela FIFA, o Estádio do Castelão, agora Arena Castelão, completou um ano no último dia 27 de janeiro. Após ampla reforma, que a tornou menor, mas mais bonita e funcional.  a maior praça de esportes dos cearenses,  a Arena Castelão, iniciou nova era em sua história. Os dois principais clubes da Capital, Fortaleza e Ceará,  estiveram frente a frente na partida oficial da Copa do Nordeste, no ano passado. Amplamente testado e aprovado, após 50 jogos oficiais, incluindo partidas da Copa das Confederações, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense, a Arena está pronta para o maior desafio: sediar seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil, nos próximos junho e julho.  
"Nosso balanço foi muito satisfatório nesse primeiro ano. Recebemos os maiores jogadores do mundo durante a Copa das Confederações no ano passado. Em junho, será a vez de dar as boas-vindas às seleções da Alemanha, Uruguai, Camarões, Costa do Marfim, Costa Rica, México, Grécia e, é claro, o Brasil. Queremos mostrar ao mundo o que temos de melhor: um estádio com padrão internacional e torcedores apaixonados pelo futebol", destaca Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, lembrando ainda dos shows neste primeiro ano, com as apresentações de Paul McCartney, Beyoncé e Raimundo Fagner.
COPA DO MUNDO - A Arena Castelão foi o primeiro estádio brasileiro a ficar pronto para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.   Tem o valor de assento mais barato entre as arenas construídas para as últimas quatro Copas do Mundo. Após  aprovada na Copa das Confederações da FIFA, no ano passado, agora o teste maior: os jogos de três campeãs mundiais: Brasil, Uruguai e Alemanha. Ao todo, serão seis partidas, entre elas, o jogo da Seleção Brasileira contra o México, no dia 17 de junho, às 16h, além de um confronto das Oitavas de Final e outro das Quartas de Final.
Pelo calendário oficial da FIFA, serão estes os jogos a serem realizados no Castelão:
14/06/2014 (sábado) - Uruguai x Costa Rica;17/06/2014 (terça) - Brasil x México; 21/06/2014 (sábado) - Alemanha x Gana; 24/06/2014 (terça) - Grécia x Costa do Marfim;29/06/2014 (sábado) - 1ºB x 2ºA (Oitavas de Final); 04/07/2014 (sexta) - Vencedor 1 x Vencedor 3 (Quartas de Final). 
Registre-se que, no próximo 26 de fevereiro entrante, a Arena Castelão estará aberta para receber o show do internacional Elton John . 
ESTÁDIO VERDE -O Castelão é o primeiro estádio "verde" entre arenas oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Entre as 12 arenas que registraram seus projetos para receberem a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o estádio de Fortaleza já teve atestado o respeito de práticas de construção exemplares nas áreas de espaço sustentável, uso racional de água, eficiência energética, qualidade ambiental interna, uso de materiais de baixo impacto ambiental e estímulo a inovações.
Para atender os critérios necessários para o recebimento da certificação LEED, a lista de medidas adotadas incluiu, entre muitos itens: redução do consumo de água potável em 67,61% e atenção para o transporte público, com o complexo servido por quatro linhas de ônibus que ultrapassam a frequência mínima de 200 viagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário