Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de junho de 2014

MINISTRO DO TURISMO: COPA INAUGURA NOVA FASE

Na abertura da 43ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, na última segunda-feira (9),   em debate com membros do colegiado,  o ministro do Turismo, Vinicius Lages (foto), afirmou que a Copa do Mundo vai marcar o fim de um ciclo do turismo brasileiro, iniciado em 2003 com a criação do MTur. Segundo ele, o período pós-evento será de construção de uma agenda com foco em ampliar a participação do setor na economia nacional.
Na avaliação do ministro, é preciso remover um conjunto de “amarras e entraves” que impedem que o setor tenha um crescimento à altura de seu potencial. A nova agenda para o turismo, que terá algumas ações já implementadas no segundo semestre, tem foco, segundo Lages, na ampliação dos investimentos, no atendimento às necessidades do turista, na maior interação do MTur com os operadores do mercado, no aprendizado com as experiências da Copa do Mundo, entre outros.
Algumas das diretrizes de curto prazo para a implementação deste novo ciclo estão estabelecidas no PNT em Ação, desdobramento do Plano Nacional do Turismo 2013/16, apresentado durante a reunião do colegiado. O plano destaca alguns setores prioritários, como parques nacionais e temáticos, litorais e orlas, além de cidades históricas.
O secretário executivo do CNT, Vinicius Lummertz, titular da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, disse que o objetivo desta nova fase do MTur e da Embratur é fazer com que o turismo assuma liderança na economia nacional. 
Nesta primeira reunião do CNT, presidida pelo ministro Vinicius Lages, a tônica foi a defesa da cooperação entre o público e o privado.  Neste cenário, as Câmaras Temáticas do CNT serão os principais fóruns de “reflexão e negociação” para definição de políticas e investimentos do MTur.
Durante a reunião do CNT, o presidente da Embratur, Vicente Neto, fez um balanço das atividades do órgão e do reforço nas atividades de promoção do Brasil no exterior em função da Copa do Mundo. Ele também destacou a importância de reativar os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que hoje estão em 11 países.
 Os secretários executivo, Alberto Dias; e de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, também participaram pela primeira vez da reunião, depois de assumirem os novos postos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário