Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA BIENAL DE ARTES VISUAIS DE CURITIBA

A Petrobras é patrocinadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Artes Visuais de Curitiba , que começa hoje, 28,  e tem na programação mais de cem filmes, entre curtas-metragens, longas e documentários nacionais e estrangeiros. Toda a programação é gratuita. Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal, também patrocinada pela Petrobras, o festival passa a ser anual, a partir deste ano. 
Organizado pela Bienal Internacional de Curitiba, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Sérgio Alpendre, o festival apresentará as mostras principais “Panorama do Cinema Mundial” e “Panorama do Cinema Brasileiro” de 3 a 8 de novembro. A seleção de 20 filmes inclui participantes e premiados em festivais internacionais.
Também fazem parte da programação as sessões “Cinema em Retrospectiva”, que reúnem uma seleção de filmes realizados pelo francês Eugène Green, cineasta e dramaturgo, realizador dos filmes "A Religiosa Portuguesa", "Todas as Noites" e "O Mundo Vivente". 
A mostra competitiva do festival, “Circuito Universitário”, procura fomentar e reconhecer a produção realizada em universidades e será aberta hoje. Os vencedores da mostra competitiva ganharão um curso na NYFA. 
A mostra “Universo Z” é voltada a alunos da rede pública de ensino, com curadoria de Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky.
A mostra paralela “+Circuitos” apresenta filmes que se destacaram fora do circuito comercial. Parte dos filmes que integram a programação do Ficbic irá compor uma mostra itinerante, com sessões marcadas em Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guaíra e Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário